JornalCana

Brasil colherá safra de 555 milhões de toneladas, diz Job

As usinas do Centro-Sul do Brasil vão colher uma safra de 487 milhões de toneladas em 2008/09, segundo levantamento da consultoria Job Economia e Planejamento. Para o Nordeste, a produção está estimada em 68 milhões de toneladas – a previsão anterior era de 62 milhões de toneladas, mas foi revista por causa das chuvas beneficiando os canaviais. No Brasil, a colheita para esta safra fica em 588 milhões de toneladas.

Segundo a Job, cerca de 5% da safra de cana ficará nos canaviais. Tradicionalmente, os volumes são de 2%. As chuvas ocorridas em maio no centro-sul atrasaram a moagem e também afetaram a produtividade da matéria-prima.

A produção nacional de açúcar será de 30,2 milhões de toneladas, recuo de 2%. A de álcool subirá 21,3%, para 27,1 bilhões de litros. Mas com o maior consumo e embarques crescentes, os estoques de passagem serão apertados e os preços na entressafra firmes.

As exportações de álcool ficarão entre 4,9 bilhões a 5 bilhões de litros. Segundo a consultoria, a demanda de álcool no mercado interno será atendido com restrição na entressafra, o que significa preços relativamente altos para o consumidor, podendo repetir a situação da safra 2006/07.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram