JornalCana

Brasil apresenta método de avaliação de carbono no solo

O método de avaliação de carbono no solo, desenvolvido por pesquisadores da Embrapa, foi apresentado aos representantes da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO),

em Roma (Itália), no seminário Rumo a um quadro de mitigação na agricultura familiar, que se encerrou nesta sexta, dia 16. O método, que avalia a matéria orgânica do solo em termos de qualidade e quantidade, foi desenvolvido na unidade de Instrumentação Agropecuária da Embrapa em São Carlos/SP.

Segundo o pesquisador Wilson Tadeu Lopes, o uso da terra para fins agrícolas é uma das mais importantes fontes de emissão de carbono na atmosfera.

Wilson lembra que os estudos para avaliar a qualidade da matéria orgânica do solo, em geral, são realizados após emprego de metodologias de alto custo e lentas. A Embrapa Instrumentação Agropecuária desenvolveu métodos para avaliação da matéria orgânica do solo utilizando dispositivos de laser. Também foi desenvolvida a metodologia para avaliar o teor de carbono em amostra de solo por meio de emissão ótica com plasma induzido por laser.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram