JornalCana

Brasil apóia países da América do Sul no combate a aftosa

Em abril, durante a Expogrande, o presidente do Conselho de Administração do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal, Emílio Carlos Salani, entregou ao presidente Luís Inácio Lula da Silva 500 mil doses da vacina trivalente contra aftosa doadas pelas indústrias. Lula entregou ainda mais 1 milhão de doses de vacinas contra a aftosa ao Paraguai.

Emílio Salani afirma que o Brasil conta com o maior parque industrial para fabricação de vacina contra aftosa no mundo, com capacidade instalada superior a 500 milhões de doses por ano, o que possibilita, portanto, “que nosso país assegure apoio aos países fronteiriços, altamente estratégicos para o sucesso do programa brasileiro, que podem ter acesso à vacina trivalente de alta qualidade produzida no Brasil.

Sebastião Guedes, consultor Sindan, entidade que reúne os laboratórios veterinários que atuam no país, diz que a defesa sanitária merece a maior atenção. “É a deficiente estrutura da defesa sanitária animal dos países vizinhos, fator imprescindível para o sucesso do combate à febre aftosa em toda a América do Sul. A questão respinga no Brasil já que é imensa a fronteira seca com Paraguai e Bolívia, por exemplo, e existe o risco de vida de animais contaminados,” afirma.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram