JornalCana

Brasil amplia market share no mercado global em açúcar

O Brasil deverá ampliar sua participação no mercado internacional de açúcar, com o avanço das exportações previsto para a safra 2009/10. Segundo Paulo Roberto de Souza, diretor comercial e logística da Copersucar, a participação do Brasil nas exportações globais de açúcar deverão atingir até 60% em 2020. Na safra 2008/09, que se encerra em março, o market share do Brasil está entre 45% e 46%.

Souza participou na terça-feira, dia 23 de março, da 5ª Conferência Internacional de Açúcar e Álcool, promovida pela consultoria alemã F.O. Licht.

A Índia vai deixar de exportar 5 milhões de toneladas no mercado e o Brasil está abocanhando o espaço deixado pela União Europeia por conta da reforma açucareira feita pelo bloco, afirmou Souza.

As exportações brasileiras de açúcar deverão saltar de um total de 21 milhões de toneladas previstas para 2008/09 para 24,7 milhões de toneladas em 2009/10, segundo expectativa da Copersucar.

O avanço do açúcar reflete a baixa expectativa sobre o álcool, cujo cenário no curto prazo não está animador. Os preços do combustível acumulam queda de 13% desde o início do ano, em plena entressafra da cana no Centro-Sul do Brasil. O açúcar no mercado interno está com valorização de quase 50%, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Para Francisco Vassellucci, diretor da Adeco Agro, o horizonte no curto prazo para o álcool ainda não é animador. O recuo dos preços do petróleo e da gasolina tirou a competitividade do etanol.

Segundo Christoph Berg, diretor da F.O. Licht, os preços do açúcar em Nova York deverão se manter nos patamares de 13,5 centavos de dólar por libra-peso nos próximos meses, mas podem alcançar 16 centavos, dependendo do movimento da Índia no mercado.

Tarcilo Rodrigues, presidente da trading Bioagência, concorda que o açúcar deverá ajudar as usinas na próxima safra, mas lembra que o álcool deve recuperar logo a competitividade. “Os preços do petróleo recuaram, mas voltaram a subir rapidamente”.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram