JornalCana

Brasil ajudará México a desenvolver biocombustíveis

O Brasil dará assessoria ao México visando estabelecer as bases legais de um até agora inexistente mercado de biocombustíveis, disseram na quarta-feira autoridades das duas maiores economias da América Latina ao final de uma reunião bilateral.

“Estamos trabalhando para aumentar a cooperação nesta matéria (…) O Brasil é líder em biocombustíveis, biodiesel. São áreas que o governo do presidente (Felipe) Calderón está interessado em promover” disse a jornalistas a secretária de Energia do México, Georgina Kessel.

Em visita o Brasil ao lado dos secretários mexicanos de Relações Exteriores, Patricia Espinosa, e da Economia, Eduardo Sojo, Kessel se reunirá na quinta-feira no Rio de Janeiro com o presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli.

Espinosa e o chanceler brasileiro, Celso Amorim, assinaram na quarta-feira em Brasília uma declaração indicando que os dois países manterão consultas para assinar um memorando de cooperação energética. A meta é desenvolver projetos e iniciativas na área de biocombustíveis.

O Brasil tem atualmente o mercado de biocombustíveis mais avançado do mundo, com mais de 30 mil postos de abastecimento que vendem o etanol puro ou misturado à gasolina, em uma proporção de 20 a 25 por cento.

A partir de 2008, o país pretende determinar uma mistura obrigatória de 2 por cento do álcool ao diesel convencional.

Recentemente, as estatais petroleiras de ambos os países, Petrobras e Pemex, ampliaram um acordo de tecnologia com vistas à extração do óleo cru em águas profundas, área na qual a estatal brasileira tem uma forte experiência.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram