Mercado

BR Aviation e Pioneiro Combustíveis começam a abastecer aeronaves no Aeroporto de Manaus com caminhão VW 100% elétrico

Iniciativa é pioneira na América Latina e marca início de uma alternativa sustentável para contribuir com a descarbonização das atividades da indústria de aviação

BR Aviation e Pioneiro Combustíveis começam a abastecer aeronaves no Aeroporto de Manaus com caminhão VW 100% elétrico

O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, de Manaus, no coração da Região Amazônica, é o primeiro da América Latina a ter um caminhão de abastecimento de aeronaves 100% elétrico, com zero emissão.

Isso foi possível devido à parceria entre a Pioneiro Combustíveis, a BR Aviation (unidade de negócios da Vibra Energia e marca licenciada da Petrobras) e a Volkswagen Caminhões e Ônibus, depois de um período de testes e de treinamento dos funcionários da empresa, o caminhão Volkswagen e-Delivery levará o Jet-A para os clientes BR Aviation no aeroporto internacional de Manaus. O veículo elétrico começa a operar de forma plena a partir do dia 12 de dezembro.

LEIA MAIS > Moagem de cana atinge 531 milhões de toneladas e supera ciclo 21/22

De acordo com as empresas, o principal objetivo desta união é potencializar a descarbonização do segmento da aviação e ainda ajudar a promover o desenvolvimento da Região Amazônica, em linha com as diretrizes estratégicas da BR Aviation e da Pioneiro, de focar em negócios voltados à transição rumo a fontes energéticas mais limpas e renováveis. A iniciativa abre uma possibilidade imediata, de rápida adoção, para reduzir o impacto do setor de aviação no aquecimento global.

“Sabemos que a transformação das aeronaves, seja para uso de combustível verde ou eletricidade, ainda levará algum tempo. O caminhão elétrico é resultado da busca por soluções já disponíveis, com eficácia comprovada e viabilidade econômica e operacional para reduzir as emissões desde já”, afirma Lindi Tambke, CEO da Pioneiro Combustíveis.

A aviação é responsável por cerca de 3,5% da contribuição humana para o aquecimento global, de acordo com um estudo de 2020 realizado pela Manchester Metropolitan University, publicado na revista Atmospheric Environment.

LEIA MAIS > VWCO testa o maior caminhão elétrico fabricado no Brasil

Ao iniciar a adoção de caminhões elétricos para abastecimento, a BR Aviation e a Pioneiro Combustíveis se antecipam a uma das metas do programa SustenAr, lançado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para estimular melhorias em aspectos ambientais na Aviação Civil.

O programa prevê, como uma das formas de estimular soluções sustentáveis, a substituição de combustíveis fósseis na frota aeroportuária terrestre.

Para que o caminhão elétrico pudesse começar a operar, a EZVolt instalou no Aeroporto de Manaus um carregador com 1 ponto de recarga CCS-2, com potência de saída de 24 kW em corrente contínua, o que permite o carregamento de 80% da bateria do caminhão em até três horas.

“A chegada do caminhão elétrico é uma semente para a criação de uma rede de fontes renováveis. Já consigo enxergar o pátio dos aeroportos cheio de caminhões elétricos. Além de contribuir para a descarbonização da aviação, esses caminhões vão fazer a BR Aviation prestar um serviço ainda melhor para os seus clientes”, afirmou Rodrigo Mota, diretor de aviação da Vibra”.

Banner Revistas Mobile