Usinas

BP Bunge participa de evento que reflete sobre a presença feminina no setor bioenergético  

Além de atuar como patrocinadora do evento, companhia também teve uma de suas lideranças como debatedora em painel sobre inovações e boas práticas desenvolvidas por mulheres

BP Bunge participa de evento que reflete sobre a presença feminina no setor bioenergético  

A BP Bunge Bioenergia marcou presença no 12º Encontro Cana Substantivo Feminino, que aconteceu em Ribeirão Preto – SP na última quinta-feira (21). Realizado anualmente com o objetivo de debater ações para a valorização e maior participação feminina no setor bioenergético, a edição deste ano contou com a presença de mais de 500 mulheres do setor de cana-de-açúcar e reuniu produtoras rurais, estudantes e profissionais de usinas e empresas de bioenergia.

A companhia além de apoiadora do evento, marcou presença com um grupo de profissionais de diversas unidades e ainda esteve presente no painel “Abertas à inovação e boas práticas, as mulheres incrementam a sustentabilidade do setor bioenergético”, com a participação da Gerente de Planejamento e Confiabilidade Industrial da companhia,

Aline Fernandes Gonçalves, que integrou a discussão sobre como características próprias do feminino, como a receptividade ao novo, podem fazer a diferença na geração de processos e resultados inovadores frente aos desafios do setor.

LEIA MAIS > Mix açucareiro deve crescer na safra 2024/25 estima StoneX do Brasil

“Representar a BP Bunge num espaço como este, que dá voz e reconhece a importância das mulheres dentro deste setor, que ainda é majoritariamente masculino, é para mim motivo de muito orgulho e satisfação. É sinal de que estamos construindo em nosso segmento uma consciência cada vez maior sobre o quanto a diversidade é fundamental e traz impactos positivos para os negócios”, comentou a gerente.

Também presente no evento, a diretora de Comunicação, Relações Institucionais e ESG da BP Bunge, Mara Pinheiro, reforça que as mulheres desempenham um papel importante para o fortalecimento do agronegócio brasileiro como um todo, e não é diferente no setor bioenergético. “Respeitar a diversidade de raças, gênero, orientação sexual, idade, crenças e pensamentos é fundamental para o desenvolvimento das empresas e do nosso setor. A busca por um ambiente com equidade deve ser constante para a sustentabilidade dos negócios. E na nossa empresa e setor temos ótimos exemplos de como as mulheres estão atuando em todas as etapas e funções da nossa cadeia produtiva. Sem falar em eventos como este que há anos debatem e promovem a presença feminina no mercado sucroenergético”, complementa

LEIA MAIS > Embrapa participa de debate internacional sobre descarbonização marítima

Diversidade, equidade e inclusã

Para a BP Bunge atuar e estar presente em eventos dessa natureza integra sua jornada de diversidade, equidade e inclusão, iniciada com a criação do programa Bem Plural, em 2023, após a realização de um diagnóstico sobre o tema.

A iniciativa vem contribuindo para que a companhia atinja seus objetivos relacionados à construção de um ambiente de trabalho ético, justo, inovador e atrativo, que seja representativo da sociedade e promova, por meio de compreensão, diálogo, comunicação e iniciativas, o comportamento de acolhimento e respeito entre todos os colaboradores, profissionais e parceiros de negócio.

Para ampliar a diversidade na empresa os colaboradores podem atuar no programa por meio dos grupos de afinidade, divididos em quatro pilares: Gênero, com foco em Mulheres; Raça e Etnia; LGBTQIAPN+; e PcD. Além disso, a BP Bunge é signatária do movimento Elas Lideram, do Pacto Global da ONU, que levou a empresa assumir a meta de ter até 30% de liderança feminina até 2025.

LEIA MAIS >  inpEV reforça a importância do tríplice lavagem para a destinação correta de embalagens vazias de defensivos agrícolas

A companhia também faz parte do Programa Empresa Cidadã, instituído pela Lei nº 11.770/2008 e regulamentado pelo Decreto nº 7.052/2009, que garante a licença maternidade de 180 dias e a licença paternidade estendida de 20 dias. Essa é mais uma iniciativa que reflete o compromisso em promover o bem-estar os colaboradores e os princípios de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) no ambiente de trabalho.

Banner Revistas Mobile