Usinas

BP Bunge investe em variedades mais produtivas para abastecer canaviais

Desenvolvimento das mudas é feito com parceiros como o IAC, o CTC e a Ridesa

Estufa de produção de Mudas Pré-Brotadas - MPB da BP Bunge Bioenergia
Estufa de produção de Mudas Pré-Brotadas - MPB da BP Bunge Bioenergia

Atualmente capaz de produzir cerca de 3,4 milhões de mudas de cana-de-açúcar ao ano, o núcleo de produção de Mudas Pré-Brotadas – MPB, localizado na unidade Moema, em Orindiúva – SP, desenvolve uma série de variedades com foco no aumento da produtividade para atender às 11 unidades da BP Bunge Bioenergia, de acordo com as características geográficas, geológicas e climáticas de cada região.

O plantio com MPB na lavoura da cana garante sanidade, rastreabilidade e confiança da origem do material, o que resulta em um canavial de alto potencial produtivo. Para introduzir de maneira segura e rápida essas variedades de qualidade elevada, o plantio está direcionado à implantação de linhas mães de meiose.

“Nossas variedades são testadas em cada uma das regiões que temos unidade, e são escolhidas as que melhor se adaptam aos ambientes de produção, garantindo a mais adequada adaptação e, portanto, maior produtividade, que é o nosso principal objetivo”, explica Rogério Bremm, diretor Agrícola da BP Bunge Bioenergia.

LEIA MAIS > Conheça 4 benefícios da logística otimizada de colheita da cana-de-açúcar

Núcleo produz cerca de 3,4 milhões de mudas de cana-de-açúcar ao ano

O desenvolvimento das mudas é feito com parceiros como o IAC (Instituto Agronômico), o CTC (Centro de Tecnologia Canavieira) e a Ridesa (Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético), na busca de varietais com características específicas para cada ambiente.

Criado em 2019, o núcleo de MPB já em seu primeiro ano ampliou a produção de mudas em 22%, passando de 2,809 milhões de unidades para 3,424 milhões em 2020. O custo unitário médio das mudas chega a ser até 50% menor do que o praticado pelo mercado.

Reconhecimento

Em novembro de 2020, a unidade Monteverde da empresa, localizada no município de Ponta Porã – MS, recebeu o Prêmio Excelência 2020, concedido pelo Programa Cana – IAC por seu destaque no manejo de variedades de cana-de-açúcar naquele estado.

Banner Revistas Mobile