JornalCana

BP Bunge Bioenergia quer reduzir por completo dependência de adubação mineral

Companhia ampliou em 185% áreas com fertirrigação localizada com vinhaça

A BP Bunge Bioenergia ampliou de 27,5 mil hectares para 78,4 mil hectares a área beneficiada pela fertirrigação localizada com vinhaça, um avanço de 185% entre 2019 e 2020. A iniciativa visa aproveitar ao máximo e da melhor maneira todos os subprodutos gerados no processamento da cana-de-açúcar, e visando uma operação cada vez mais limpa e sustentável.

Além de servir para a adubação orgânica das plantas, o que reduz ou até elimina a necessidade do uso de adubos químicos na lavoura, o uso da vinhaça permite o reaproveitamento da água que está em sua composição na irrigação das plantações, especialmente no período inicial de seu crescimento.

“Para obter esse resultado tão expressivo, de aumento de quase 200% de área atendida pela fertirrigação localizada com vinhaça, algo de destaque em todo o setor sucroenergético, a BP Bunge realizou investimentos significativos na sua estrutura de transporte da vinhaça entre as usinas e as lavouras. Também foi necessário investir em equipamentos e na gestão planejada da aplicação localizada”, explica Rogério Bremm, diretor Agrícola da BP Bunge Bioenergia.

LEIA MAIS > Nova Lei do Gás é aprovada no Congresso Nacional

A companhia tem o objetivo de reduzir por completo a dependência da adubação mineral de suas lavouras de cana-de-açúcar, adotando a adubação orgânica por vinhaça. Atualmente, três das 11 unidades da empresa estão próximas de atingir 100% de suas áreas próprias adubadas com o uso da vinhaça localizada. Mas a técnica é empregada em outras seis unidades da empresa.

Apenas duas unidades da companhia não utilizam vinhaça localizada, pois se dedicam à produção de etanol e, por isso, a vinhaça produzida tem uma concentração menor de potássio inviabilizando seu transporte para aplicação in natura. Nessas unidades, 100% da vinhaça é destinada para o sistema de fertirrigação convencional via aspersão, diluída em água.

Entre as vantagens geradas pela fertirrigação com vinhaça estão o ganho ambiental, pelo aproveitamento total de um subproduto do processamento da cana e pela substituição do uso de outros fertilizantes, o que acarreta ganhos econômicos, uma vez que dispensa ou reduz gastos com adubos químicos. Traz também ganhos em produtividade já que a adubação orgânica líquida e localizada possui maior eficiência em relação aos produtos químicos, incrementando assim o TCH (tonelada de cana por hectare) nas áreas beneficiadas e impulsionando o crescimento mais rápido do canavial.

LEIA MAIS >“O agronegócio será o maior beneficiário com o 5G,” diz ministro das Comunicações

Outro ganho está relacionado ao RenovaBio, com um aumento na geração de CBios devido ao uso da vinhaça, pois os cálculos levam em conta os menores impactos ambientais.

Além da fertirrigação localizada, a vinhaça é também aproveitada em unidades da BP Bunge Bioenergia diluída em água, em aplicações por aspersão. No total, 71 mil hectares de lavoura de cana-de-açúcar da companhia são beneficiados por esse processo. Ao final, entre fertirrigação localizada e aplicações de vinhaça por aspersão, cerca de 150 mil hectares são tratados e beneficiados com o subproduto nas lavouras próprias da empresa.

 

 

 

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram