fbpx
JornalCana

BP Bunge Bioenergia alcança R$ 177 milhões em ganhos com Programa de Melhoria Contínua

Em vigor desde 2020, iniciativa favorece a evolução dos indicadores de qualidade, segurança, eficiência e produtividade

A BP Bunge Bioenergia contabiliza, até outubro de 2023, ganhos estimados de R$177 milhões gerados a partir de projetos desenvolvidos por seu programa de melhoria contínua – o Transforma, cujo objetivo é otimizar a performance operacional, por meio da identificação, mediação e eliminação de problemas.

Criado logo após a fundação da empresa, o programa tem origem na implementação de um Sistema de Gestão Integrado (SGI) que permite gerenciar os riscos e reduzi-los ao nível mais baixo, assim como evoluir o desempenho operacional.

O SGI é aplicado em todas as 11 unidades da BP Bunge instaladas pelo país e abrange cada uma de suas atividades, incluindo operações em campo, processos industriais e administrativos, pessoas, estruturas e ativos. “Com este sistema podemos identificar e tratar eventuais riscos para os trabalhadores, meio ambiente e para nossas instalações. Como temos a segurança como um valor fundamental, estamos falando de um projeto estratégico e prioritário para a companhia”, comenta Claudio Mengue, gerente Corporativo de Melhoria Contínua e Sistema de Gestão da BP Bunge.

LEIA MAIS > Dirigente do Ingenio La Cabana preconiza estabilidade do processo de moagem

Tais riscos identificados pelo SGI são trabalhados no âmbito do Programa Transforma em projetos orientados por uma metodologia própria denominada como “5M (Medir, Mapear e analisar, Melhorar, monitorar e Multiplicar)”, por meio da qual busca-se suscitar soluções para desafios encontrados em todas as unidades da companhia, tendo como uma das principais premissas o engajamento dos colaboradores, de forma a fortalecer na companhia cultura de melhoria contínua.

Com essa proposta, o programa já conquistou resultados significativos desde 2020. No total, foram 99 projetos concluídos – além de cerca de outros 137 que estão em andamento, contabilizando 505 colaboradores capacitados e 42 Coaches certificados, em aproximadamente 3 mil horas de treinamento com base nos programas 5M e de Coach (que formam facilitadores para as ações de melhoria contínua). Os projetos se inserem nas categorias de segurança, melhoria de gestão, geração de valor e inovação.

LEIA MAIS > Governo retoma imposto de Importação para carros elétricos será retomado em 2024

Exemplos de sucesso

Em termos de segurança, um dos destaques do programa foi o projeto Brigada 4.0, no qual foram estabelecidas práticas de prevenção, monitoramento e combate a incêndios. Como resultado, foi registrada uma diminuição média de 52% de casos de incêndios nos últimos dois anos, reduzindo os riscos aos colaboradores e ao meio ambiente. Outra ação importante relacionada à segurança foi a diminuição da exposição rodoviária dos colaboradores em oito milhões de quilômetros ao ano – percurso que equivale a 20 viagens de ida à lua.

Já no âmbito da melhoria de gestão, a iniciativa de ampliação da aplicação da vinhaça permitiu reduzir custos e gerar um aumento de mais de 7.300 hectares a mais de vinhaça localizada na unidade de Moema -SP. Com relação à geração de valor, o projeto de aumento de eficiência da vinhaça através do monitoramento e da análise de dados, como Data Analytics, Data Lake e BI, possibilitou diminuir custos com adubação e ampliar a produtividade nos canaviais (3t cana/hectare a mais).

LEIA MAIS > Setor de biogás pode contribuir para a geração de 126 mil empregos induzidos até 2029

Na área de inovação, um projeto de redução de consumo de combustível, implementado nas colhedoras da unidade de Pedro Afonso -TO, trouxe uma redução média de 5L/h, minimizando os custos e propiciando uma redução de emissão de GHG de 500T de carbono equivalente.

Para Claudio Mengue, o comprometimento com a melhoria contínua impulsiona o desenvolvimento dos colaboradores, fornecendo habilidades práticas, conhecimentos e impulsionando suas carreiras. Segundo ele, esse engajamento fortalece o senso de pertencimento e contribui para alcançar os objetivos estratégicos, sendo um dos principais motivos que levaram a empresa em tão pouco tempo a alcançar resultados tão positivos.

“Devemos destacar também a importância atribuída à melhoria contínua como parte da estratégia da empresa, a implementação do Programa Transforma, o envolvimento e a participação ativa dos colaboradores, o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos, a promoção de uma cultura de aprendizado e colaboração e o estímulo à inovação e à criatividade. Esses fatores foram fundamentais para o sucesso e crescimento sustentável da organização”, diz Mengue.

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
X
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram