JornalCana

Bomba Helicoidal NEMO® contribui para conservação dos cristais

Equipamento é utilizado no bombeamento de magma

As Bombas NEMO® são utilizadas com sucesso para o bombeamento de magma na indústria açucareira. Estes equipamentos são instalados abaixo do cocho de magma, sendo portanto considerados afogados. O magma é produzido pela centrifugação da massa B. Ele é despejado no cocho, diluído e bombeado com a Bomba NEMO®.

A principal vantagem de aplicar a Bomba NEMO® no bombeamento de magma é a possibilidade de conservação dos cristais de açúcar durante esse processo. A Bomba NEMO®, por possuir maior cavidade de bombeamento no conjunto rotor/estator que outros tipos de bombas, faz com que os cristais de açúcar atravessem a bomba com menor velocidade. Elas operam em baixa rotação e baixa pressão no selo mecânico. Em razão desse bombeamento suave, em baixa velocidade, e conduzindo o magma através de suas câmaras de bombeamento, não ocorre quebra ou esmagamento dos cristais de açúcar, elevando a qualidade final do produto.

Características ideais

– Bombeamento suave

– Baixa rotação

– Fácil manutenção

– Baixo custo operacional

 Entressafra e manutenção

As imagens microscópicas dos cristais de açúcar, feitas após a passagem pela Bomba NEMO®, comprovam a eficiência do equipamento e a conservação do fluido bombeado.

As Bombas Helicoidais NEMO® são de fácil manutenção e baixo custo operacional. É o único modelo de bomba que permite manutenção no próprio local instalado, sem a necessidade de ser enviada para a fábrica da NETZSCH.

Estas bombas operam por cerca de oito meses durante a moagem de cana-de-açúcar, normalmente de março a novembro de cada ano. Nos meses de dezembro a fevereiro, os  equipamentos passam por manutenção, quando normalmente é feita a substituição apenas do estator e vedações.

Quando a utilização é feita da forma correta, o estator pode durar por mais de uma safra. Essas bombas não podem ter sua rotação aumentada nessa aplicação, além daquela recomendada pela NETZSCH. Também é importante evitar a passagem de corpos estranhos, que podem danificar o rotor e o estator.

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram