fbpx
JornalCana

Bolsonaro exonera Bento Albuquerque

Servidor de carreira do Ipea é o novo ministro de Minas e Energia

Adolfo Sachsida (Agência Brasil)

Bento Albuquerque não é mais o ministro de Minas e Energia. O decreto com a exoneração do cargo, a pedido, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, está publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (11).

Para o lugar de Bento Albuquerque, o presidente da República nomeou Adolfo Sachsida, servidor de carreira do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Ele ocupava a chefia da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos do Ministério da Economia.

A mudança ocorreu dois dias depois de ataques de Bolsonaro à política de preços da Petrobras, estatal ligada à pasta de Minas e Energia. Na segunda-feira (9), a Estatal anunciou aumento de 8,87% no preço do diesel nas refinarias, de R$ 4,51 para R$ 4,91 o litro.

Em sua última live, o presidente já havia se manifestado a respeito dos aumentos, citando que os lucros registrados pela Petrobras são “um estupro”.

Bento Albuquerque

Na ocasião, solicitou diretamente ao ministro de Minas e Energia e ao dirigente da estatal, José Mauro Ferreira Coelho, para não ter mais reajustes nos combustíveis.  “Eu não estou apelando, eu estou fazendo uma constatação levando em conta o lucro abusivo que vocês têm. É um apelo agora: Petrobras, não quebre o Brasil. Eu não posso intervir, vocês têm lucro, têm gordura. E têm um papel social da Petrobras definido na Constituição”.

Novo ministro

Sachsida é doutor em Economia pela Universidade de Brasília (UnB) com pós-doutorado pela Universidade do Alabama, nos Estados Unidos. Ele também é advogado, especializado em Direito tributário.

Em seu perfil no Twitter, Sachsida agradeceu ao presidente pela “confiança” e ao ministro da Economia, Paulo Guedes. E também citou o ex-ministro Bento Albuquerque “pelo trabalho em prol do país”.  “Com muito trabalho e dedicação espero estar à altura desse que é o maior desafio profissional de minha carreira. Com a graça de Deus vamos ajudar o Brasil”, escreveu, na rede social.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
X
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram