JornalCana

Bolsa brasileira oferece opções contra a alta volatilidade

img5418

A BM&FBovespa – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros lançou, no dia 28 de janeiro, dois novos contratos derivativos de commodities para o setor sucroenergético: um contrato futuro de etanol anidro carburante, com entrega física, e um contrato futuro de açúcar cristal, com liquidação financeira.

A iniciativa tem o objetivo de reduzir o risco proporcionado pela oscilação de preços que pode provocar sérios prejuízos para um segmento de grande importância para a economia brasileira, de acordo com Ivan Wedekin, diretor de commodities da BM&FBovespa. “O DNA desse setor é de alta volatilidade, com grande flutuação de preços”, enfatiza. No caso do anidro, a iniciativa é considerada por especialistas como mais um passo em direção da commoditização do produto.

Com o lançamento dos novos contratos, a BM&FBovespa é a primeira bolsa do mundo a oferecer ao setor um portfólio completo de derivativos de commodities sucroenergéticas. O contrato futuro de etanol hidratado já tinha sido lançado em maio de 2010, com liquidação financeira e formação de preço em Paulínia, no estado de São Paulo. A medida possibilita aos agentes destes mercados estabelecerem estratégias de hedge e de arbitragem entre os três contratos em moeda local – as operações são em reais – e em uma única plataforma eletrônica de negociação.

A matéria completa você acompanha na edição 230 do JornalCana.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram