JornalCana

BNDES vai incentivar engenharia de carros

O BNDES deverá anunciar nos próximos dias a criação de uma linha de financiamento específica para o setor automotivo com o objetivo de estimular projetos de engenharia para o desenvolvimento de carros nacionais. O objetivo do BNDES é consolidar o Brasil como um centro de excelência em projetos de engenharia para a criação de novos modelos de automóveis voltados principalmente para a exportação.

Essa nova linha faz parte do pacote em estudo no BNDES com o objetivo de compensar as perdas das montadoras com a valorização do real. Outras medidas estão sendo analisadas. Entre elas, a queda dos juros para os empréstimos à exportação de automóveis e o aumento da parcela que o banco financia à produção de veículos voltados para a exportação -a idéia é aumentar essa parcela dos atuais 55% para até 70%.

A engenharia é considerada hoje uma das áreas fundamentais para proporcionar ganhos de competitividade a uma montadora. O Brasil possui, hoje, um dos cinco maiores centros de engenharia do setor automotivo no planeta, mas sua posição está sendo ameaçada pelo avanço da China e dos países do Leste Europeu.

Ao incentivar o desenvolvimento de projetos de engenharia do setor, o BNDES também está, indiretamente, contribuindo para compensar as perdas das montadoras com o câmbio. A engenharia é extremamente importante para adaptar um determinado automóvel às peculiaridades de um determinado país.

No México, por exemplo, os carros precisam ter uma buzina estridente, o que exige mudanças no projeto do carro fabricado no Brasil. Na Argentina, o principal combustível usado nos automóveis é o diesel, o que também necessita de alterações de projeto.

Nos cinco primeiros meses, o setor automotivo registrou uma queda de 10% em volume exportado de automóveis, apesar de este ser o ano de venda recorde para a maioria dos países da América do Sul. O Brasil está perdendo espaço para outros países.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram