JornalCana

BM&F lançará contrato futuro para o etanol

A Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F) lançou ontem o contrato futuro de etanol. O álcool anidro carburante é o produto a ser negociado nessa operação, a ser iniciada na primeira semana de maio, embora não tenha definido a data. O diretor de Derivativos Agropecuários e Energia da BM&F, Félix Schouchana, acredita que a operação deve diminuir a volatilidade dos preços do combustível entre a safra e entressafra.

O analista Plínio Nastari, presidente da Datagro, prevê que o contrato do álcool será “a grande estrela da BM&F??, já que cresce em velocidade acelerada, ao contrário do que ocorre com o açúcar. O ex-ministro da Agricultura, Luís Carlos Guedes Pinto, também espera sucesso nas negociações do contrato. Porém, faz um alerta sobre a existência de riscos, “de solavancos no mercado”. Para ele, é necessário garantir a estabilidade do fornecimento e dos preços. “Estamos preocupados com o ordenamento da expansão do etanol”, disse.

O contrato equivale a 30 metros cúbicos de álcool, correspondente a 30 mil litros. A operação será livre de impostos e tarifas e o preço terá como referência o de Porto de Santos.

A BM&F lançará neste semestre o “Índice de Commodities Brasil”, que refletirá o desempenho do açúcar, álcool, milho, soja, boi e café. O objetivo é facilitar o acesso dos fundos de investimento do mercado agrícola. Mais tarde a BM&F lançará o contrato de tal índice.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram