JornalCana

Blair reafirma que quer fim dos subsídios até 2010

O primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, reafirmou ontem que deseja ver os subsídios agrícolas dos países ricos eliminados até 2010.

Em discurso na Câmara dos Comuns, o político trabalhista disse confiar em que se chegará a um acordo para essa data durante a reunião ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), que acontecerá em dezembro em Hong Cong.

A União Européia (UE) anunciou que está com a firme intenção de colocar fim aos subsídios que distorcem o comércio agrícola, mas não marcou data para isso e colocou como condição que Estados Unidos e outros países ricos façam o mesmo com seus mecanismos de ajuda ao setor.

Os países em desenvolvimento e as organizações humanitárias já denunciaram o enorme prejuízo que os subsídios pagos pelos países ricos causam à agricultura africana, asiática e latino-americana, devido à prática de dumping, ou seja, a venda a preços inferiores aos do mercado.

Blair já mencionara 2010 como data desejável para acabar com os subsídios durante a cúpula do G-8 (sete países mais industrializados e Rússia), realizada na semana passada na cidade escocesa de Gleneagles.

Hoje, o político trabalhista qualificou o compromisso adotado na Escócia de dobrar a ajuda ao mundo em desenvolvimento como um dos ganhos da reunião, dedicada à pobreza na África e à mudança climática.

Blair disse que o cancelamento da dívida dos países mais pobres – em um princípio limitada a 18, número que seria ampliado a outros conforme estes cumprissem as condições estabelecidas – representava US$ 55 bilhões em ajuda adicional.

Reunião da OMC

A retomada das negociações da OMC depende dos progressos que os ministros do Comércio de cerca de 30 países forem capazes de realizar em aspectos essenciais, como a agricultura, durante a reunião em Dalian. Os potenciais avanços que forem dados em Dalian devem abrir o caminho para a Conferência Ministerial de Hong Cong de 13 a 18 de dezembro.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram