Mercado

Bioprodução “on farm” via Multibacter® incrementa de 30 toneladas por hectare em cana de quinto corte

Bioprodução “on farm” via Multibacter® incrementa de 30 toneladas por hectare em cana de quinto corte

Estudo da Agrobiológica Soluções Naturais confirma que Bacillus subtilis e Azospirillum brasiliense via Multibacter® – sistema de produção de bactérias “on farm” – entregam incremento de 30 toneladas por hectare em cana de quinto corte. “A avaliação comparativa entre o tratamento Multibacter® e sua testemunha nos mostrou, neste caso, um incremento de produtividade da ordem de 30 t/ha. Os Bacillus subtilis e Azospirillum brasiliense num tratamento de baixo custo – devido à produção própria das bactérias na unidade de produção de cana – entregaram 4.000 kg/ha de açúcar a mais”, afirma o engenheiro agrônomo da empresa, Elton Martins.

De acordo com ele o Bacillus subtilis atua em controle de nematóides através de indução de resistência sistêmica e produção de compostos antagônicos aos organismos fitófagos. Já o Azospirillum brasiliense realiza a Fixação Biológica de Nitrogênio de vida livre. “A produção de grandes concentrações hormônios vegetais é realizada por estas duas bactérias e gera grande vantagem para a planta em função de rápida e eficiente expansão do sistema radicular”, explica Martins.

Segundo o engenheiro agrônomo, nesta área de quinto e último corte, com falhas de perfilhamento em função dos sucessivos cortes da cana, ocorreu a praga Sphenophorus levis, a qual gerou a decisão de aplicar fipronil via cortador de soqueiras. Aproveitando esta entrada nos talhões injetou-se também, de maneira localizada nas soqueiras, o tratamento com as bactérias supracitadas.

O resultado expresso na ilustração 1 e por números obtidos na balança da usina, ocorreu, principalmente por: bactérias bioestimularem hormonalmente e nutricionalmente apenas as soqueiras de cana; as entrelinhas com forte presença de plantas daninhas não receberam bioestímulo das bactérias; rápido sombreamento das daninhas pela cana-de-açúcar bioestimulada e alta vantagem da cana sobre a matocompetição ao longo do ano todo de desenvolvimento da cultura.
Assim, os técnicos da empresa uniram manejos na convicção que a interação entre os fatores da produção opera não apenas por adição, mas também por multiplicação e exponencialidade. “Não estamos falando de f1+f2, apenas, mas de f1xf2 e f1f2 dentro de fn fatores”, ressalta Martins.

Em suma, a Agrobiológica acredita que o trabalho com insumos biológicos “on farm” consiste em aproveitar as oportunidades de manejo, comumente realizadas na lavoura de cana-de-açúcar, para injeção inundavita da parte biológica que vem se revelando cada vez mais como a barra mais baixa na lei do mínimo de Liebig.

Banner Revistas Mobile