A primeira produtora de biometano de cana-de-açúcar de Minas Gerais será inaugurada no próximo dia 17 deste mês de outubro, relata a Siamig.
Trata-se de produtora de biometano de cana da ZEG Biogás, em parceria com a Bioenergética Aroeira (Bioaroeira).
No mesmo dia, também haverá o lançamento oficial da Biorrota BR-050, marco importante para o avanço da transição energética no estado e para o fortalecimento do setor sucroenergético mineiro.
O evento acontecerá na unidade da Bioenergética Aroeira, em Tupaciguara (MG), e reunirá autoridades do Governo de Minas Gerais, representantes das prefeituras de Tupaciguara e Uberlândia, lideranças do setor energético e veículos de imprensa regionais.
A Planta da ZEG Biogás e a Transição Energética
A planta da ZEG Biogás instalada dentro da unidade da Aroeira transforma a vinhaça — subproduto da cana-de-açúcar — em biometano, combustível renovável com alto potencial de descarbonização.
Essa iniciativa simboliza a união entre inovação, sustentabilidade e eficiência energética, colocando o Triângulo Mineiro na rota da transformação energética.
Com essa parceria, ZEG Biogás e Bioenergética Aroeira consolidam o protagonismo do setor bioenergético mineiro, gerando desenvolvimento econômico, inovação e novos caminhos para a mobilidade sustentável no Brasil.