
As fontes de biomassa (energia e eletricidade) e hidrelétrica correspondem a 68,3% do uso de energias renováveis no Brasil, destaca levantamento dos professores Marcos Fava Neves e Vinícius Cambaúva.
Segundo o trabalho dos profissionais da Harven e da Markestrat, o resultado só atesta a importância estratégica da biomassa e da hidrelétrica como fontes de geração de renováveis.
Vale destacar que os subprodutos da cana-de-açúcar formam a maioria da fonte biomassa.
Matriz da transição
O levantamento aponta que o peso da cana como fonte de geração de biocombustíveis e de energia.
Para se ter ideia, a cana e seus subprodutos são fontes para geração de etanol, biometano, combustível renovável de aviação (SAF), eletricidade de biomassa, biogás e hidrogênio verde.


Matriz Energética Brasileira
O trabalho também destaca que 48% da metade da matriz energética brasileira vem de fontes renováveis, enquanto globalmente essa participação é de 18%.
