JornalCana

Biomassa – Empresa alemã vai investir em quatro usinas no Estado (RS)

A alemã CCC Machinery irá investir, por meio da Hamburgo Empreendimentos e Participações, 93 milhões de euros (cerca de R$ 245 milhões) em quatro projetos de geração de energia por meio de biomassa no Rio Grande do Sul.

Três usinas que irão utilizar casca de arroz terão potência de 12,3 megawatts (MW) cada e a quarta, que usará cavacos de madeira, terá 24,6 MW, num total de 61,5 MW. A energia gerada será adquirida pela Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) e pela AES Sul.

As geradoras a partir de casca de arroz ficarão em São Borja, São Sepé e Dom Pedrito. A unidade de cavacos de madeira será instalada em Rio Grande. Durante a construção, as quatro usinas devem gerar cerca de mil empregos diretos. As obras da primeira, em São Borja, devem começar em junho, e a usina deve operar em agosto de 2007. A construção das demais será feita em intervalos de dois a três meses.

É o segundo anúncio de projetos com biomassa em uma semana no Estado. No dia 10, a Geradora de Energia Elétrica Alegrete informou que vai investir R$ 25 milhões para produzir energia a partir da casca de arroz em uma unidade de 4 MW.

Os projetos

Usina em São Borja

Potência: 12,3 MW

Fonte: casca de arroz

Investimento: 19,5 milhões de euros

Usina em São Sepé

Potência: 12,3 MW

Fonte: casca de arroz

Investimento: 19,5 milhões de euros

Usina em Dom Pedrito

Potência: 12,3 MW

Fonte: casca de arroz

Investimento: 19,5 milhões de euros

Usina em Rio Grande

Potência: duas unidades de 12,3 MW

Fonte: cavaco de madeira

Investimento: 35 milhões de euros

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram