JornalCana

Biofuel Energy inicia produção de etanol em São Paulo

A empresa norueguesa Biofuel Energy anunciou o início das operações de duas usinas de etanol, instaladas nos municípios de Sandovalina e Narandiba, região de Presidente Prudente, extremo oeste paulista. Nesta safra, as unidades estimam moer 1,37 milhão de toneladas de cana para produção de 117 milhões de litros de etanol.

Na safra 2009/10, as usinas deverão esmagar 2,9 milhões de toneladas de cana-de-açúcar para produção de 246,9 milhões de litros de etanol hidratado, destinados inicialmente ao mercado interno. O volume de moagem deverá ser maior a partir de 2010/11, quando a empresa estima processar 3,6 milhões de toneladas de cana para fabricação de 306 milhões de litros do combustível.

Os investimentos nas duas plantas chegam a R$ 784,4 milhões, sendo 40% dos recursos oriundos de Private Equity, 42% do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e 18% de outros financiamentos. A empresa é presidida pelo engenheiro mecânico e especialista em gestão e finanças corporativas, Silvio Taboas, com experiência nos setores de petróleo, cimento e automotivo.

A companhia já iniciou o processo de licença preliminar para instalação de unidades cogeradoras de energia a partir do bagaço da cana, com investimentos próprios estimados em R$ 200 milhões. O projeto prevê uma capacidade geradora total de 284 MWh a partir de 2010/11. Na primeira fase, em 2009, a geração é estimada em 71 MWh.

A área total de cultivo de cana, na região de Presidente Prudente, é de 29,2 mil hectares, sendo 1,2 mil ha de terras próprias, 24,6 mil ha de parceiros e 3,28 mil ha de terceiros. Em 2009, a área será ampliada para 36,8 mil ha, chegando a 43,8 mil ha a partir de 2011/12.

Nesta safra, a área de colheita deverá ser de 20,4 mil ha, com produtividade estimada em 97 toneladas/ha. A mecanização vai abranger 94,1% dessa área. A parte não-mecanizável é de 5,9%. De acordo com a empresa, pelo menos 1,5 mil empregos serão gerados.

Em Sandovalina e Estrela do Norte, onde fica a sede da empresa, a Biofuel possui parcerias com as prefeituras, para criação e manutenção de espaços de conhecimento para pesquisa e estudo dos alunos do Ensino Fundamental da região. A empresa cederá inicialmente livros, computadores com acesso à Internet, mobiliários e instrutores de informática.

A Biofuel Energy planeja ser um player destacado no setor sucroalcooleiro do Brasil, com investimentos em plantas que permitirão alcançar uma capacidade de moagem de 10 milhões de toneladas de cana para produção anual de 850 milhões de litros de etanol e 1.000 MWh de energia. A companhia, criada em 2007, é uma sociedade anônima da Noruega, com sede em Oslo.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram