JornalCana

Bioenergia será atração do IAC

Na área de pesquisa, o produtor terá muita coisa para ver. O foco do Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura paulista, será a bioenergia, com apresentação de sete variedades de cana, lançadas nos últimos dois anos. O público poderá conhecer, também, as principais culturas oleaginosas usadas para produção de biodiesel, como a variedade de girassol IAC-iarama, desenvolvida para a produção de óleo.

A grande novidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, é o hidroconservador, equipamento desenvolvido pela unidade de Intrumentação Agropecuária, de São Carlos (SP). A hidroconservação é uma metodologia para armazenamento e conservação de alimentos vegetais frescos. O diferencial é que os produtos, já embalados, são armazenados imersos em um líquido.

A vantagem é que com a técnica é possível aumentar o tempo de prateleira de produtos vegetais frescos, sem congelar os alimentos. A água tem alta capacidade calorífica e condutividade térmica, que permitem controle da temperatura e homogeneidade da temperatura em todo o volume da câmara de armazenagem, explica o pesquisador José Dalton Cruz Pessoa, responsável pelo desenvolvimento da tecnologia.

No caso do açaí, por exemplo, o tempo de prateleira passa de 4 para 11 dias.

PESQUISAS E TRABALHOS

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/ USP) participará da feira este ano no pavilhão da Finep e não apresentará projetos específicos desenvolvidos pela universidade. Vamos trabalhar com grupos de extensão, que mostrarão algumas pesquisas e trabalhos, ressalta o professor Rubens Angulo Filho, presidente da comissão de Cultura e Extensão Universitária.

A Agrishow também contará com a participação de outros órgãos de pesquisa e extensão, como a Coordenadoria de Assistência Técnica e Integral (Cati), e universidades como Unesp e Unicamp. ? NIZA SOUZA

SAIBA MAIS:

13.ª Agrishow, no Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico, Anel Viário, km 321, de 15 a 20 de maio. Horário de funcionamento: das 8 às 18 horas. Entrada: R$ 15 (estudantes, meia).

Reserva de hotéis: tel. (0–16) 3512-8110 e 3512-8140. Informações: tel. (0–16) 5591-6302. Site: www.agrishow.com.br

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram