JornalCana

Bioenergia ganha centro de tecnologia e qualidade

O setor sucroalcooleiro paulista vai ganhar ousado projeto no Estado: Centro de Tecnologia e Excelência em Bioenergia (CTBio), a ser instalado em Araçatuba até o início de 2009.

O empreendimento mobiliza a Udop (União dos Produtores de Bioenergia), com 62 associadas e sediada em Araçatuba, e os principais fornecedores das usinas de álcool e açúcar. O objetivo é qualificar mão-de-obra para suprir a crescente demanda do segmento.

O CTBio será administrado por Oscip (organização da sociedade civil de interesse público), mas com a Udop na condição de gestora. A proposta já foi oficialmente apresentada a conselheiros da Unica (União da Indústria da Cana-de-açúcar), que congrega empresas do setor em nível nacional.

O valor do investimento por enquanto é mantido em sigilo, mas, pelas dimensões e metas do CTBio, estima-se que será um dos maiores já feitos até agora pela agroindústria canavieira.

A Udop, porém, antecipa descrição territorial e física do investimento, que vai ocupar extensa área com preservação ambiental, lagos, ciclovias, trilhas ecológicas e espaços de lazer. Haverá 19 terrenos de 8 mil metros quadrados destinados a núcleos de capacitação de mão-de-obra de fornecedores.

Estão previstos ainda centro de convenções com auditório para mais de 1,5 mil pessoas; hotel com capacidade para 500 leitos; centro empresarial com salas a partir de 40 m²; sede da Udop; parque industrial com 300 mil m² (50 lotes); seis terrenos de 50 mil m² cada para pesquisa de uso do solo por empresas do ramo.

E ainda 1 milhão de m² para centro de tecnologia canavieira; 300 mil m² reservados à Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), entre outras destinações. “Esse projeto é mundialmente inédito e com capacidade de atender ao crescimento gradual do setor”, afirma José Carlos Toledo, presidente da Udop.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram