
Por meio de publicação, usina pede licença prévia e licença de instalação – ampliação para a atividade de fabricação de biocombustíveis.
A publicação está na edição de 31 de outubro de 2025 do Diário Oficial do Mato Grosso (veja imagem abaixo). 
Quem é a usina? 
Ela é controlada pela União Agroindustrial Ltda. “Fênix Biocombustível – Alto Araguaia” (CNPJ 07.750.075/0010-20). 
Onde está localizada?
Na Rodovia MT 299, km 16, zona rural de Alto Araguaia (MT).
Sobre o pedido de licença:
O requerimento é feito junto a Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso. Quem é a Fênix
Em seu site na web, a empresa destaca: 
- Em outubro de 2025, a “Fênix Biocombustíveis, unidade de biodiesel em Alta Araguaia (MT), foi incorporada à União Agroindustrial, empresa integrante o Grupo MC Empreendimentos.
 
- A decisão faz parte de uma estratégia empresarial e operacional de readequação do grupo, com foco no fortalecimento da marca e na unificação das operações.
 
- Com a incorporação, o CNPJ da Fênix foi encerrado a pedido da própria companhia junto à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
 
- A medida, no entanto, não representa o fechamento da unidade industrial nem qualquer tipo de impedimento técnico ou operacional.
 
- Pelo contrário: a planta de Alta Araguaia segue em funcionamento, agora como filial da União Agroindustrial, garantindo continuidade plena das atividades.
 
- A usina, que tem capacidade para produzir até 244,8 mil m³ de biodiesel por ano, permanece como um ativo estratégico do Grupo MC Empreendimentos, reforçando o compromisso em atender clientes e fornecedores com eficiência, qualidade e solidez.
 
- Segundo o Grupo MC, a decisão consolida um modelo de gestão mais integrado e robusto, capaz de otimizar processos, ampliar sinergias e sustentar o crescimento das operações de energia renovável nos próximos anos.
 
Imagem da publicação da usina no Diário Oficial do Mato Grosso:
