André Lavor, CEO da Binatural, ao lado do caminhão híbrido DAF XF 530, movido 100% a biodiesel / Foto: Lucas Rodrigues
André Lavor, CEO da Binatural, ao lado do caminhão híbrido DAF XF 530, movido 100% a biodiesel / Foto: Lucas Rodrigues

A Binatural, uma das principais indústrias de biodiesel do Brasil, e a Catto Transportes anunciaram a criação de uma rota logística 100% sustentável no interior de Goiás.

A iniciativa, inédita no país, coloca nas estradas brasileiras um caminhão movido exclusivamente a biodiesel puro (B100) para o transporte de materiais recicláveis — insumos que serão reaproveitados na produção do próprio biocombustível.

O projeto conta com a utilização de um caminhão híbrido DAF XF 530, recentemente incorporado à frota logística da Binatural. Esse veículo percorre trechos entre cidades goianas, transportando exclusivamente matérias-primas recicláveis, o que reforça o compromisso ambiental da operação.

Menos 396 toneladas de CO2

A expectativa é de que, ao longo de três anos, a rota evite a emissão de 396 toneladas de CO₂, contribuindo para a redução da pegada de carbono no setor de transportes da região.

Embora o uso de biodiesel em frotas já aconteça no Brasil, esta é a primeira vez que uma produtora especializada e uma transportadora estabelecem uma parceria dedicada a descarbonizar a logística de insumos recicláveis.

“Essa união mostra, na prática, que a descarbonização do transporte rodoviário é uma realidade e está acontecendo. Juntos, estamos colocando na estrada um caminhão B100, ou seja, movido 100% a biodiesel. E mais do que isso: ele vai transportar material reciclável, que é justamente uma das matérias-primas usadas na nossa produção. Da origem ao destino, essa é uma rota completamente sustentável”, destaca André Lavor, CEO e cofundador da Binatural.

Transporte estratégico

“Estamos muito orgulhosos dessa parceria com a Binatural, que marca um passo importante para a sustentabilidade no setor de transportes. Utilizaremos caminhões abastecidos exclusivamente com biodiesel (B100) e transportaremos apenas matéria-prima para a produção desse biocombustível. É um projeto estratégico, no qual diversificamos a nossa área de atuação e reforçamos nosso compromisso com a transição energética”, comenta Michel Catto, diretor comercial da Catto Transportes.

O projeto de descarbonização da Binatural e da Catto Transportes está alinhado às metas globais de redução das emissões de gases de efeito estufa no setor de transportes.

Joacir Gonçalves

Repórter

Jornalista profissional com mais de 35 anos de experiência

Jornalista profissional com mais de 35 anos de experiência