JornalCana

Biodiesel teve destaque em feira do setor agrícola

Combustível obtido de um processo químico que envolve o emprego de álcool e algum tipo de óleo de origem vegetal ou animal, o biodiesel já é adicionado ao óleo diesel em países europeus.

No Brasil, poderá ser misturado em proporção de 2% ao diesel dos postos já no ano que vem – desde que o País produza biodiesel suficiente. Em 2008, contudo, a presença desse biocombustível será obrigatória no diesel.

Por conta disso, tem muita empresa de olho na tecnologia relacionada à produção ou uso do biodiesel. Foi o que se viu semana passada numa feira ligada ao setor sucroalcooleiro, a Feisucro.

Lá, empresas vendiam tecnologia para instalar fábricas de biodiesel no País: “Uma planta-piloto para produzir 2 mil litros por dia de biodiesel custa cerca de R$ 600 mil”, diz Mônica Rodrigues, diretora da Oleoquímica Brasil.

No estande da empresa havia diferentes grãos adequados à produção do combustível, como algodão, amendoim, mamona e soja.

A Basf também esteve na feira apresentando soluções relacionadas à produção de biodiesel. Uma de suas unidades, por exemplo, já fabrica aditivos para a mistura diesel-biodiesel.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram