JornalCana

Biodiesel reforça economia agrícola

Doze indústrias já produzem o biodiesel em Minas e outras fábricas estão em fase de implantação no Estado. O biodiesel é um combustível alternativo que utiliza oleaginosas como a mamona e o amendoim. As indústrias compram parte da produção de oleaginosas de pequenos produtores o que incentiva a agricultura familiar e gera empregos. O combustível já está sendo levado para o Rio de Janeiro e São Paulo.

De acordo com uma lei federal, o óleo diesel deverá ter 2% de biodiesel a partir de 2008. Para a superintendente de pesquisa da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, Ângela Menin, Minas tem muitas vantagens em relação a outros estados para produzir biodiesel. “O mercado de Minas, por si só, já é muito significativo, representa mais de 11% do nacional. Além disso, somos vizinhos de São Paulo e Rio de Janeiro, que são grandes consumidores e têm pouca área para a produção de oleoginosas, que é a matéria-prima do biodiesel”, afirmou.

A superintendente considera que o setor está em expansão. “Só para atender o Estado de Minas Gerais nesse primeiro momento de adição de 2% de biodiesel no óleo diesel a estimativa é uma geração de 100 mil empregos. Se considerarmos também a capacidade de exportação para outros estados esse número será muito maior”, calculou Ângela Menin.

Outras vantagens apontadas pela superintendente são as condições favoráveis de clima, de solo e de mão-de-obra. Ela ainda sugere que os produtores de matéria-prima para a produção de biodiesel se associem para que juntos consigam produzir as oleoginosas dentro do padrão exigido e consigam vender toda a produção. Atualmente, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais tem dez unidades de produção de sementes e mudas de pinhão manso, mamona e girassol na região.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram