JornalCana

Biodiesel produzido na Feira da Embrapa aciona motor multicombustível

Na feira, o engenheiro agrônomo Luiz Guilherme Wadt explica ao público a utilização do motor. “Neste equipamento podem ser usados combustíveis líquidos renováveis como etanol e biodiesel ou sólidos como gravetos ou carvão”, explica. O motor não necessita de nenhum tipo de manutenção ou lubrificação e pode ser construído com custo baixo e pouco aporte tecnológico.

A auditora Lorena Bandeira se interessou pela tecnologia. “É curioso porque podemos observar as utilidades de todos os resíduos e a finalização de produção do biodiesel”, diz a visitante.

O combu! stível renovável utilizado no motor está sendo produzido ao vivo, pela Embrapa Agroenergia no evento. “Estamos produzindo biodiesel com duas novas tecnologias. A partir de pinhão-manso e com etanol ao invés de metanol”, afirma a pesquisadora, Simone Mendonça.

De acordo com ela, o biodiesel produzido na feira tem alta pureza e baixo teor de resíduos, ou seja, de acordo com as normas da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, ANP.

A Embrapa demonstra na feira todo o processo de produção e uso do biodiesel, desde o cultivo de matérias-primas, a transformação e a aplicação em motores a diesel em veículos, motores estacionários e para geração de energia elétrica.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram