JornalCana

Biodiesel produzido do dendê para comunidades isoladas

O estado do Amazonas tem dois programas estaduais, inseridos no âmbito do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB). Um deles avalia a viabilidade do uso de plantas oleaginosas nativas para produção do biocombustível como o tucumã, urucuri, murumuru e babaçu. Os pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) trabalham na análise e caracterização do óleo, com o objetivo de realizar posteriormente testes em motores.

O segundo projeto é baseado no dendê. Há produção da oleaginosa em algumas áreas do estado e a idéia é aproveitar o biodiesel à base de dendê em motores estacionários para geração de energira elétrica. “E assim levar energia e meios de auto-sustentação para comunidades isoladas”, afirmou Maria do Rosário Lobato Rodrigues, da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, ao apresentar hoje o programa de biodiesel do Amazonas na I Reunião da Rede Brasileira de Tecnologia do Biodiesel, que termina amanhã (30).

A rede foi criada para que os pesquisadores dos 27 projetos do PNPB se comuniquem e pensem melhores formas de aplicar os recursos disponíveis para realização de estudos tecnológicos.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram