JornalCana

Biodiesel é tema de encontro na Fetag/RS

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS) realiza nesta sexta, dia 19, a partir das 9h, mais um encontro estadual do movimento sindical para discutir o biodiesel. Neste evento estarão presentes representações da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), de órgãos governamentais, de pesquisa (Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária – Fepagro, Embrapa, universidades), cooperativas, bancos, indústrias de produção de biodiesel e lideranças sindicais.

A iniciativa tem por objetivo trazer para o movimento sindical informações atualizadas sobre os propósitos do Programa Nacional de Biodiesel, bem como as experiências em andamento no Estado e no país. Conforme o presidente da Fetag, Ezídio Pinheiro, o movimento sindical precisa se instrumentalizar e compreender melhor os horizontes deste programa, fazendo com que o biodiesel seja de fato uma alternativa viável para a agricultura familiar.

O agrônomo Valdecir Zonin, assessor da Fetag, explica que o Rio Grande do Sul reúne as melhores condições de solo, clima, relevo e respostas agronômicas de culturas oleaginosas como girassol, canola, colza, mamona e soja, todas com potencial para produção de biodiesel para atender as metas do programa nacional.

– Além da boa relação que a Fetag possui com órgãos de pesquisa e de fomento à produção, entendemos que é necessário avançar mais nas pesquisas, para que elas possam gerar recomendações e indicações oficiais em algumas culturas ainda não-zoneadas. Desta forma poderemos financiar a produção de forma segura, tanto em termos de possíveis sinistros ambientais, quanto à comercialização da produção – avalia.

O encontro ocorre no auditório da Fetag/RS, na Rua Santo Antônio, 121, em Porto Alegre.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram