JornalCana

Biodiesel e etanol podem ser produzidos

O estudo desenvolvido pelo Departamento de Bioquímica da USP também aponta para o uso das algas na produção de biodiesel e etanol. As algas possuem em sua estrutura açúcares utilizados na produção do etanol e lipídios essenciais para a fabricação do biodiesel. De acordo com o professor Pio Colepicolo Neto, coordenador da pesquisa, o objetivo é estimular o cultivo da alga para complementar a demanda do combustível no Brasil, que hoje é feito com a cana-de-açúcar.

“Comparando com a cana, a alga não precisa de grandes extensões territoriais nem do uso de agrotóxicos ou fertilizantes, já que é cultivada na água do mar”, explica. E quanto maior a incidência solar, maior é a velocidade de crescimento. “No Nordeste brasileiro, as colheitas podem ser feitas a cada três meses, contra uma safra anual da cana. As vantagens são muitas e podem, inclusive, baratear o custo do combustível, caso haja investimentos”, acrescenta.

Colepicolo disse, ainda, que a Petrobrás já entrou em contato com o departamento de bioquímica da USP para coletar informações sobre as pesquisas, mas que ainda não há financiamento previsto para o desenvolvimento de combustível.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram