JornalCana

Biocombustível

Hoje, o biocombustível tornou-se a espetacular bandeira do Presidente Lula. Segundo o seu discurso, essa seria a saída para a crise energética que atravessamos. Ele fala que se trata de excelente negócio para o Brasil.

Brasil? Mas que personagem é esse tão badalado? Vale a pena chegar mais perto dele e dissecar-lhe, expor suas víceras, captar a sua essência. Dissecando esse personagem, chamado Brasil, tão presente nos discursos da maioria dos políticos, vamos descobrir que, por trás desse badalado ente, existem classes e camadas sociais as mais distintas. Basicamente existe a burguesia que é a dona das terras, das fábricas, das minas, do grande comércio. Do outro lado existe o povo trabalhador, os despossuídos. Isso para não falar da grande legião de miseráveis, dos excluídos. Isso sim, é o Brasil. Nação de desiguais, onde apenas uma minoria pode dizer sem errar: “este é o meu país, e dele somente as sobras, somente os resíduos pertencem ao povo”.

Essa história de “Brasil um país de todos” não passa de um deslavado desrespeito à realidade. Não passa de insultuosa enganação. Havíamos de esperar de um Partido que se pretendia diferente, como diferente pretendia-se o PT, não levasse a cabo o discurso da enganação como tão bem faz o seu Lula da Silva.

A questão energética não tem como única saída, o biocombustível que é a glória dos usineiros, proclamados heróis por nosso presidente. Para encarar a crise energética, faz-se necessária uma redução radical do consumo abandonando-se a lógica capitalista do automóvel, pelo caminho do transporte coletivo farto e confortável. Tal caminho, entretanto, não se coaduna com a ordem sócio-econômica vigente cuja alma é a busca incessante do lucro para uns poucos.

Um novo ordenamento energético clama por atitudes radicais de caráter anti-capitalista e o senhor Lula converteu-se em mero instrumento dos interesses do grande capital assumindo, por desinformação ou conveniência, a fraude do “Brasil um pais de todos”, sem revelar que o Brasil, assim como o mundo hoje, continua sendo deles, dos capitalistas.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram