JornalCana

Biocombustível pode aliviar pressão em empresas aéreas

Foto: Divulgação/AeroMagazine

Ernesto Klotzel, da AeroMagazine

O preço do querosene continua nas alturas em todo o mundo, cerca de 36,5% acima do valor registrado o ano passado.

Para administrar o aumento massivo que impactam diretamente nos custos operacionais, várias empresas aéreas estão remanejando a malha e cortando diversas rotas, além de estudarem um aumento nas tarifas aéreas.

Ainda que estudem elevar as tarifas, as empresas de todo o mundo estão tentando adequar seus custos operacionais a alta do combustível, tentando evitar repassar o maior custo as tarifas. O temor é afetar uma grande parte dos clientes, que são bastante sensíveis com relação ao custo.

Todavia, os biocombustíveis se mostram agora uma opção a alta de preço dos derivados do petróleo. O menor custo e a pegada ambiental são favoráveis.

De acordo com dados recentes a indústria da aviação é responsável por 2% das emissões de gases em caráter global e 10% das emissões no setor dos transportes, que devem crescer outros 10% nos próximos 10 anos, devido ao crescimento natural do tráfego aéreo. 

À despeito da demanda crescente por uma alternativa para o combustível a trajetória não tem sido fácil para as companhias aéreas. Este mês, um projeto-piloto que visava a substituição de 1% ao menos de biocombustível usado em Genebra, Suiça, foi cancelado pelo governo do país.

A finlandesa Neste, especializada em biocombustível, não desistiu de seus planos e está criando uma nova infraestrutura em sua fábrica de Singapura, capaz de satisfazer a demanda do setor aeronáutico quando a nova iniciar suas operações, em 2022.

Além disso, anunciou planos semelhantes para o aeroporto de Dallas, nos Estados Unidos, sede da American Airlines. O produto já foi testado pela Boeing e Lufthansa.

A verdade é que os combustíveis renováveis não se tornarão disponíveis e acessíveis em grandes quantidades até que a indústria de aviação ofereça uma parte da demanda.

Clique aqui para acessar o texto da AeroMagazine.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram