JornalCana

Biocombustiveis: parceria brasil-eua será destaque no ethanol summit

As perspectivas para o Memorando de Entendimento Brasil-EUA sobre biocombustíveis, assinado em 2008 pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e George W. Bush, serão abordadas em um dos painéis da segunda edição do Ethanol Summit, evento que será realizado de 1 a 3 de junho em São Paulo (SP).

Entre outros objetivos, o documento pretende servir como plataforma para a expansão da produção e uso de etanol para outros países das Américas, com estímulo dos dois grandes produtores e consumidores de etanol do planeta os Estados Unidos e o Brasil.

O painel “O Acordo Brasil-EUA de Biocombustíveis: Como Avançar”, reunirá o subsecretário Geral de Energia e Alta Tecnologia do Ministério de Relações Exteriores, André Amado, o embaixador dos EUA em Brasília, Clifford Sobel e a diretora da Divisão Química para Sistemas de Bioenergia do Laboratório Nacional de Energia Renovável (NER) sediado em Denver, no estado americano do Colorado, Helena Chum. Os debates serão moderados pelo diretor do Instituto Brasil do Woodrow Wilson Center em Washington, Paulo Sotero.

Atualmente, os dois países detêm os maiores programas de etanol do mundo e, juntos, são responsáveis por mais de 70% da produção mundial desse biocombustível, que é o mais utilizado do planeta. Recentemente, o Comitê de Relações Exteriores do Senado americano aprovou a proposta do senador americano Richard Lugar para ampliar e fortalecer o Memorando de Entendimentos firmado em 2007. Um dos aspectos mais importantes da nova lei, segundo Lugar, foi a determinação para que o Departamento de Estado dos EUA trabalhe com o Brasil e outros governos de países latino-americanos para promover a segurança energética, por meio do desenvolvimento acelerado da produção sustentável de biocombustíveis, pesquisa e infra-estrutura.

As informações partem da assessoria de imprensa da Unica, organizadora do evento.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram