JornalCana

Biocombustíveis: novas oportunidades serão discutidas na Paraíba

Os eventos, que acontecem simultaneamente, são realizados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) unidades Algodão e Agroenergia, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca da Paraíba

Mapa

Novas oportunidades para produção de biocombustíveis no Brasil e também nos Estados Unidos serão discutidas no 1º Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas – Inclusão Social e Energia e no 4º Congresso Brasileiro de Mamona, de 7 a 10 de junho, em João Pessoa/PB.

O pesquisador da Embrapa César Miranda fará uma palestra sobre a relação Brasil e Estados Unidos no setor. Ele desenvolve suas atividades no Laboratório Virtual da Embrapa (Labex), daquele país. “Nos EUA, a soja ainda responde por cerca de 70% da matéria-prima para biodiesel, seguido pela canola. Existem, também, outras oleaginosas para exploração, como amendoim, crambe e camelina, embora limitadas a algumas regiões específicas”, explica Miranda. Segundo ele, fontes crescentes são as gorduras animais e óleo de fritura, com várias redes de restaurantes fast-food aderindo ao processo.

Futuro – Miranda ressalta, ainda, que no momento, tem sido noticiada oportunidade de produção direta de biodiesel a partir de açúcares básicos, com empresas montando estruturas para produção do biocombustível a partir de caldo de cana-de-açúcar. “Isso abre possibilidade de futuras parcerias com o Brasil, já que é o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo”, finaliza.

Informações adicionais sobre os eventos: http://www.cbmamona.com.br/

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram