JornalCana

Biocombustíveis na AL e Caribe serão debatidos em Brasília

Oportunidades e desafios da produção de biocombustíveis na América Latina e Caribe serão debatidos na 30ª Conferência Regional para a América Latina e Caribe, que será realizada de 14 a 18 de abril, no auditório Embaixador Wladimir Murtinho do Palácio do Itamaraty, em Brasília (DF).

O evento da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) reunirá 33 delegações que vão discutir o documento referente aos aspectos mais importantes da bionergia, especificamente, os biocombustíveis líquidos.

De acordo com o diretor do Departamento de Cana-de-Açúcar e Agroenergia, da Secretaria de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Alexandre Strapasson, o País ratificará sua posição em prol do desenvolvimento sustentável dos biocombustíveis na América Latina e Caribe.

Ele destaca a sustentabilidade dos biocombustíveis produzidos no Brasil. “Os biocombustíveis são excelentes oportunidades de desenvolvimento na medida em que proporcionam uma matriz energética mais limpa e renovável, geram um produto de maior valor agregado ao produtor rural, podem ser importantes instrumentos para proporcionar autonomia energética em locais isolados, dentre outros benefícios”.

Strapasson destaca a vanguarda do País na produção e uso do álcool combustível e do potencial de expansão sustentável da produção. “O Brasil tem plenas condições de exportar não só biocombustíveis, mas também tecnologia e know how para países interessados em desenvolver programas desses combustíveis renováveis”, disse.

O diretor afirma que muitos países têm procurado o Mapa para conhecer o programa brasileiro. Países do Mercosul, além do México e alguns tradicionais produtores de açúcar do Caribe, como Guatemala, El Salvador e Jamaica, já manifestaram interesse.

Biodiesel

De acordo com o Mapa, o Brasil produziu 402 milhões de litros de biodiesel em 2007, o que representa uma mistura média de B1 (1% de biodiesel no diesel). A produção foi igual ao consumo de biodiesel.

A expectativa de produção para 2008 é de pelo menos 1,05 bilhão de litros de biodiesel, sendo 420 milhões de B2, no 1º semestre, e 630 milhões de litros de B3, no 2º semestre, conforme projeção do Ministério de Minas e Energia.

Etanol

No ano passado, foram produzidos 22 bilhões de litros de etanol. O país consumiu 16,5 bilhões de litros e exportou 3,5 bilhões de litros, principalmente, para os Estados Unidos (860 milhões de litros), Países Baixos (810 milhões de litros) e Japão (365 milhões de litros).

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram