JornalCana

Biocombustíveis e comércio são foco de visita de Lula à Costa Rica

Os biocombustíveis e o comércio serão o foco principal da primeira visita oficial do presidente Luis Inácio Lula da Silva à Costa Rica, país com o qual deseja começar negociações de um acordo de associação entre o Mercosul e a América Central.

Lula sugeriu que empresas brasileiras venham para a Costa Rica, grande produtor de cana-de-açúcar, e que se associem a companhias locais para produzir ou desidratar o álcool, já que o país “tem vantagens enormes” para a exportação de etanol para os Estados Unidos.

O presidente costa-riquenho, Oscar Arias, aproveitou para lembrar aos potenciais investidores brasileiros que, se vierem para a Costa Rica, “poderão vender sem impostos para o mercado americano”.

Ao contrário da maioria de seus vizinhos, a Costa Rica registra baixos níveis de insegurança, ao mesmo tempo em que possui grande oferta de mão-de-obra qualificada e segurança jurídica para investimentos estrangeiros.

O presidente Lula também estuda a possibilidade de financiar a venda de ônibus brasileiros para o sistema de transporte público costa-riquenho.

“Vou pedir a alguns ministros que voltem aqui com empresários” para explorar as chances de negócios, disse Lula, que também quer promover um acordo de associação entre o Sistema de Integração Centro-americana (Sica), que integra sete países da região, e o Mercosul.

“A possiblidade de fechar um acordo entre Mercosul e Sica seria muito importante para os dois blocos”, disse Lula, acrescentando ser a favor de um “equilíbrio comercial”, ao se referir à discrepância da balança comercial dos dois grupos.

Para cada dólar exportado pela América Central para membros do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai), 24 são importados. Este abismo, porém, é bem menor no caso da Costa Rica, que para cada dólar exportado para o cone sul importa 11.

Arias disse que a reunião com Lula foi “muito amena”, e prometeu “aprofundar” as relações entre América Central e América do Sul quando assumir a presidência rotativa da Sica no dia 1º de julho.

O único acordo assinado nesta visita de Lula, que se encerra nesta quarta-feira, é um projeto de cooperação técnica para o tratamento de esgoto em pequenas comunidades.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram