JornalCana

Biocombustíveis apresentam resultados expressivos em 2020

RenovaBio, etanol, biodiesel, biogás e biometano são exemplos de sucesso

O setor de biocombustíveis brasileiro apresentou resultados expressivos em 2020. Em números consolidados pela Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (SPG) do Ministério de Minas e Energia (MME), é possível perceber os avanços do setor que demonstra a vocação brasileira para a produção de energias renováveis.

Um dos exemplos de sucesso é o programa RenovaBio. Em 2020, foram negociados 14,9 milhões de CBIOs, gerando o volume financeiro de R$ 650 milhões.  Assim, as distribuidoras cumpriram cerca de 98% da meta estabelecida.

O balanço do MME também mostra que o Brasil tem 638 usinas de biogás em operação, que produziram cerca de 5 milhões de metros cúbicos por dia em 2020. As usinas utilizam resíduos agroindustriais e coletam metano de aterros sanitários, contribuindo para preservação do meio ambiente e no combate ao aquecimento global.

LEIA MAIS > Saiba por que as usinas devem reduzir produção de açúcar para focar no etanol

De 2019 para 2020, a produção de biodiesel cresceu 8,7% e a capacidade de produção 9,4%. O setor também contribui para inclusão social, com 98,4% do volume comercializado sendo de Usinas com Selo Biocombustível Social, o que exige a inclusão de agricultores familiares na cadeia produtiva. Como mais de 70% da produção de biodiesel usa óleo de soja, é produzido mais farelo, fundamental para indústria de proteína animal.

No etanol, mesmo com a queda do volume comercializado por conta da pandemia, o setor mostrou resiliência e a produção de etanol de milho cresceu mais de 84% em 2020.

O Brasil possui atualmente três usinas de biometano, que produziram 330 mil metros cúbicos em 2020. As usinas utilizam resíduos industriais e coletam metano de aterros sanitários, contribuindo para preservação do meio ambiente e no combate ao aquecimento global.

 

 

 

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram