JornalCana

Biocana promove capacitação profissional de 70 jovens

Até o fim do ano, 70 jovens das cidades de Pindorama, Ariranha, Catiguá, Catanduva, Ibirá e Santa Adélia, no noroeste paulista, devem concluir mais uma edição do projeto Jovem Aprendiz Rural. O projeto é um programa do Governo Federal desenvolvido por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com o Sindicato Rural Patronal de Catanduva e a Biocana – Associação de Produtores de Açúcar, Álcool e Energia. O curso é voltado para a formação de mão-de-obra para a agroindústria e beneficia alunos com idades entre 14 e 18 anos incompletos. As aulas começaram em abril. Este é o terceiro ano do projeto na região. Em 2010 são duas turmas, sendo a maior parte dos estudantes filhos de colaboradores das usinas Cerradinho, Colombo, São Domingos e Virgolino de Oliveira. O encerramento do curso está previsto para o início de dezembro.

A iniciativa já contabiliza resultados positivos, informa a presidente da Biocana, Leila Alencar Monteiro de Souza. “Além de capacitação, muitos destes jovens conseguem, a partir deste curso, oportunidades profissionais na agroindústria e até mesmo colocação como aprendizes nas usinas. É um compromisso social que as usinas associadas à Biocana mantém com a comunidade onde as empresas estão inseridas”, diz.

Sobre o curso

Composto por 23 módulos, o Jovem Aprendiz Rural tem duração de nove meses. Durante este período, os alunos participam de aulas com abordagens sobre agropecuária, recuperação de áreas degradadas, manutenção de propriedade agrícola, gestão de recursos humanos, cidadania, marketing e comercialização, promoção da saúde, comunicação oral e escrita. E ainda desenvolvem atividades voltadas para a comunidade como arrecadação de mantimentos para instituições de caridade.

As usinas apoiam integralmente o projeto fornecendo materiais e insumos e as prefeituras parceiras de Ibirá, Ariranha, Santa Adélia e Pindorama cedem o transporte. As aulas acontecem em horário extra-escolar nos períodos matutino e vespertino no Centro Comunitário de Pindorama e no Pólo APTA Centro Norte (Estação Experimental de Pindorama). Durante as aulas são servidas refeições como café da manhã, almoço e lanche da tarde.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram