JornalCana

Biocana faz 17 anos com forte atuação na capacitação de pessoas

No último dia 23 de junho, a Biocana – Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Energia, com sede em Catanduva (SP), comemorou 17 anos de fundação com a profissionalização do setor e a capacitação de pessoas, entre suas principais diretrizes.

Tudo começou com a antiga APAC (Associação de Produtores de Açúcar, Aguardente e Álcool de Catanduva), fundada em 1994, e que posteriormente se transformou em Biocana. Mas com os mesmo objetivos de oferecer permanente discussão e busca de soluções corporativas visando o desenvolvimento de políticas e projetos que atendam as necessidades de suas empresas associadas. Um trabalho sempre pautado no respeito às questões ambientais, promoção social e desenvolvimento econômico, segundo a entidade.

Hoje a Biocana desenvolve também propostas para solucionar os gargalos da logística, além de iniciativas que visam cumprir uma ambiciosa agenda socioambiental, com ações efetivas em questões como a certificação de produtos e a responsabilidade do setor como um todo.

Em 2010, a associação elegeu pela primeira vez, a executiva Leila Alencar Monteiro de Souza como presidente da instituição. Ela defende a profissionalização como diferencial para sobreviver à competitividade do mercado. “No setor, não há mais espaço para improviso. Nestes 17 anos, acompanhamos as mudanças tecnológicas e de processos, como a automação da indústria e a mecanização da colheita. Como representante de uma classe empresarial, acredito que é fundamental incentivar a qualificação e a reciclagem das pessoas para que atendam às demandas do mercado de trabalho, que passou a exigir um perfil profissional mais tecnificado, sem se descuidar das questões sociais, ambientais e o desenvolvimento econômico”, explica a presidente.

Atualmente, a entidade possui 13 Grupos de Estudos voltados para áreas específicas (Compras, Relações Trabalhistas, Treinamento e Desenvolvimento, Transportes, Agrícola, Indústria, Comunicação, Enfermagem, Jurídico, Contabilistas, Segurança do Trabalho, Ambiental e Assistentes Sociais), que se reúnem periodicamente para discutir questões comuns a todas as associadas. Os profissionais avaliam processos e sistemas, visando adotar soluções corporativas com foco na melhoria dos procedimentos e redução de custos, com resultados mensuráveis, além de proporcionar o fortalecimento de toda a cadeia sucroenergética.

O número de cursos disponíveis para as associadas tem aumentado consideravelmente nos últimos anos, devido ao avanço da mecanização da colheita, que, na região já ultrapassou os 60%. A constatação dos resultados se dá a partir da análise feita pelas empresas. São inúmeros os casos de trabalhadores rurais que mudaram de função após passar por cursos profissionalizantes como o de borracharia, tratorista e o de eletricista automotivo, por exemplo. Com isso, é ampliada a oportunidade para muitos profissionais que atuavam no corte manual permanecerem no mercado após a mecanização da colheita.

Segundo a entidade, em todos os setores das usinas, a Biocana apoia e estimula ações de alfabetização de adultos, incentivo à educação formal em cursos dos ensinos fundamental, médio, graduação e pós-graduação. Junto com os departamentos de Recursos Humanos, promove também o desenvolvimento de equipes, incluindo cursos, palestras e encontros, visando o trabalho conjunto, o empreendedorismo corporativo e a descoberta de novos talentos, com aptidões para a liderança.

Tem ainda o projeto Parceria da Biocana, canal de relacionamento que congrega um seleto grupo de empresas fornecedoras do setor. A proposta do projeto é a cooperação entre as usinas associadas e a empresa parceira, buscando a melhoria dos processos nas áreas comercial, industrial, agrícola, financeira e técnica. “É uma oportunidade extra de identificar as necessidades das usinas e propor soluções já que este é um canal de aproximação direto que gera desenvolvimento e inovação”, afirma o gerente comercial da Biocana, Caio Marcio Alves de Souza.

A entidade realiza também projetos que formam jovens profissionais para atuar na agroindústria, como o Programa Jovem Aprendiz Rural, iniciativa do Governo Federal, desenvolvido pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e aplicado na região em parceria com o Sindicato Patronal Rural de Catanduva, Biocana, APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) e prefeituras do noroeste paulista. A iniciativa já está em seu quarto ano e formou mais de 200 jovens entre 14 e 18 anos incompletos, filhos de colaboradores de usinas associadas à Biocana e jovens da comunidade. Durante o curso, os estudantes entram em contato com disciplinas como: agropecuária, recuperação de áreas degradadas, manutenção de propriedade agrícola, gestão de recursos humanos, cidadania, marketing e comercialização, promoção da saúde e comunicação oral e escrita, entre outras. A boa notícia é que muitos deles saem com emprego garantido, pois as usinas, sempre no início de safra, reservam vagas específicas para aqueles que tiveram melhor desempenho no Programa Jovem Aprendiz Rural.

Outra iniciativa pioneira da Biocana é a realização do MTA (Master of Technology Administration) em Gestão da Produção Industrial Sucroenergética, curso ministrado através da parceria entre a entidade e a Universidade Federal de São Carlos. A pós-graduação, a primeira do mundo com foco na gestão da produção industrial sucroenergética, tem como público-alvo engenheiros, administradores de empresas, biólogos, químicos e outros profissionais com curso superior que já trabalham ou queiram trabalhar no setor. A partir deste curso, muitas vagas nas usinas já foram preenchidas, atendendo, desta forma, a demanda por profissionais qualificados em áreas específicas. No noroeste paulista, já foram formadas duas turmas do MTA; a terceira começou no último dia 14 de maio e atrai alunos do Brasil inteiro.

Para o segundo semestre está prevista a realização da primeira pós-graduação brasileira em Gestão da Produção Sustentável, ministrada também em parceria com a UFSCar. Os alunos terão uma abordagem geral sobre os processos produtivos do açúcar, etanol e energia através de uma visão sustentável em todos os seus aspectos (social, econômico e ambiental). As aulas acontecerão no Centro de Ciências Agrárias da UFSCar em Araras, SP e as inscrições poderão ser feitas pelo telefone 17 3522 9026 ou pelo email gps@biocana.com.br

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram