JornalCana

Bio Clean inaugura hoje unidade em Araraquara

A Bio Clean Energy inaugura hoje a primeira usina de produção de biodiesel em Araraquara (SP), com investimentos em torno de R$ 10 milhões e capacidade de produção de 70 milhões de litros do combustível por ano. A unidade, localizada em uma área de 21 mil quadrados doada pela prefeitura local, deve gerar 50 empregos diretos, além dos 300 indiretos.

Na produção do biodiesel a usina prevê utilizar soja, sebo bovino e crambe, vegetal cujo plantio foi difundido na metade da última década do século passado em Mato Grosso do Sul para ser utilizado no processo de rotação de cultura. No entanto, posteriormente foi descoberto o potencial energético da semente, capaz de gerar até 40% de óleo, para a produção de biodiesel. O crambe é tolerante à seca, tem alta produtividade, baixo custo de produção e é plantado após a colheita da soja, durante o inverno.

A empresa firmou convênio com 360 pequenos produtores do assentamento Monte Alegre (SP), onde investirá R$ 100 mil em subsídios para obter a matéria-prima necessária à produção do biocombustível. Com a parceria, a Bio Clean Energy espera obter até 30% da matéria-prima da agricultura familiar e atingir o mínimo exigido pela legislação para obter o selo para vender o biodiesel à Petrobras em leilões Agência Nacional do Petróleo (ANP).

O projeto é uma parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu (SP).

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram