Sinatub

Bicos inadequados prejudicam pulverização elevando os custos

Assunto foi tema do 21º SINATUB INTERNACIONAL – Extração & Manutenção Industrial

Bicos inadequados prejudicam pulverização elevando os custos

Ganhos na recuperação do açúcar, redução do consumo de energia e em custos de manutenção, são alguns dos benefícios alcançados com a utilização de bicos e chuveiros adequados no processo de pulverização.

O tema foi apresentado durante a palestra “Potencializando a Extração de Açúcar nas Usinas” apresentada por Bruna Botelho, gerente de Mercado da Spraying Systems Co, durante o 21º SINATUB INTERNACIONAL – Extração & Manutenção Industrial.

Segundo Bruna, além dos bicos que devem ser selecionados de acordo com a aplicação, o coeficiente de variação (CV) é a característica principal do chuveiro. O CV vai depender do padrão de distribuição do bico e do chuveiro, da altura do chuveiro, do espaçamento entre bicos, da área de cobertura e do ângulo dos jatos. “Um coeficiente de variação igual a 6%, produz uma distribuição uniforme quando adequadamente sobrepostas”, explica Bruna.

LEIA MAIS > SINATUB discorre sobre os desafios da bionergia

Segundo ela na lavagem do Esteirão de Cana, uma situação comumente encontrada é de correntes e taliscas impregnadas com cana desfibrada, limpeza ineficiente, pontos de infecção, uso inadequado de vapor, provocando perda de açúcar, custo com manutenção e vapor, além de desgaste prematuro do esteirão, precisando fazer troca com mais frequência.

Entre os ganhos com a adoção da tecnologia Spraying Systems ela aponta o aumento da vida útil do esteirão, aumento da recuperação do açúcar em até 0,5% (água no lado Talisca embebe a cana desfibrada), economia de vapor na limpeza, que pode gerar energia elétrica, redução da contaminação do caldo, diminuição de custos com manutenção, redução no consumo de água (até 50% no consumo de Energia).

Durante a apresentação Bruna também destacou os ganhos na limpeza da peneira rotativa, na embebição da moenda, que passa a contar com melhor uniformidade e penetração da água na cana, com ganho na extração de 0,2 a 0,5% e redução do consumo de vapor na evaporação e redução de energia de bombeamento de caldo.

Banner Revistas Mobile