JornalCana

Bicombustível supera carro a gasolina no ano

A venda de carros bicombustíveis ultrapassou pela primeira vez a de veículos movidos a gasolina no acumulado do ano. Até setembro, as vendas de veículos que podem ser abastecidos tanto com gasolina quanto com álcool foram de 563 mil unidades, contra 544 mil carros a gasolina vendidos.

Os bicombustíveis também superam levemente os carros movidos a gasolina em termos de participação de mercado. A comercialização deles chegou a 47,5%, ao passo que os veículos movidos a gasolina ficaram com 46%.

O presidente da Anfavea, Rogelio Golfarb, estima que a participação dos bicombustíveis deva chegar a 80% do mercado, mas ainda mostra cautela para dizer quando isso ocorrerá.

Para a Câmara Setorial da Cadeia de Açúcar e Álcool, os bicombustíveis vão representar 75% das vendas totais de veículos do país a partir do próximo ano. A projeção inicial era 67%.

Desde maio, as vendas mensais de bicombustíveis superaram a dos carros movidos a gasolina. Em setembro, essa proporção se intensificou: 91.210 de flexíveis contra 38.449 dos movidos a gasolina, 2.347 dos carros a álcool e 6.708 veículos a diesel.

Para Golfarb, diante dos bons resultados, o próximo passo é exportar os veículos flex fuel. “O bicombustível caiu no gosto do consumidor porque alivia o bolso e decididamente veio para ficar”, afirmou. “Não é por falta de demanda que isso não ocorre já, mas pela capacidade das montadoras de ampliar a produção.”

Golfarb afirma já haver pedidos de possíveis compradores do exterior, sobretudo, de países da América Central e da Ásia.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram