JornalCana

Biagi analisa decisão sobre painel do açúcar

Depois que o Brasil entrou com um pedido de abertura do comitê de investigação (painel) na Organização Mundial do Comércio contra a política de subsídios às exportações do açúcar, adotada pela União Européia (UE), Maurílio Biagi Filho, conselheiro da Companhia Energética Santa Elisa e da União da Agroindústria Canavieira de São Paulo – Unica está otimista. “Esta é uma luta que travamos há muitos anos e agora, finalmente, o Governo brasileiro deu um passo importante para defender seus interesses no mercado internacional do açúcar”, revela.

Segundo Biagi, que foi um dos articuladores para a criação da Global

Alliance, o painel na OMC não é para impedir que os países da União Européia subsidiem seus produtores, mas que a política de exportações elimine o subsídio porque distorce o mercado. “Com esta política protecionista, cerca de 1,6 milhões de toneladas de açúcar, importadas dos países ACP (África,Caribe e Pacífico), são exportadas com subsídio”.

Outra questão, de acordo com a assessoria de imprensa, é o açúcar da Cota C, que se refere ao excedente destinado ao mercado interno europeu e externo, que recebem subsídio de forma indireta.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram