Com o objetivo de conscientizar seus colaboradores sobre a importância do meio ambiente e sobre a fauna local, a Bevap Bioenergia concluiu a 8ª edição do concurso interno de fotografia da companhia e a 5ª edição do concurso de desenho ambiental promovido pela empresa para os alunos do Ensino Fundamental e Médio no município de Brasilândia de Minas.
Os temas do concurso de fotografia e desenho foram, respectivamente, “Minha Bevap tem cana onde cantam passarinhos!” e “Entre as folhas das árvores e o céu da Bevap estão as aves que cantam e encantam!”.
Ambas as competições levaram colaboradores e crianças da região a contemplarem a riqueza da avifauna em torno da usina, já que ao longo de 18 campanhas de monitoramento de fauna realizadas na área de influência do Complexo Agrícola da BEVAP, foram registradas 347 espécies diferentes de aves.
LEIA MAIS > Em ascensão no mercado agrícola, os benefícios dos bioinsumos serão debatidos no CANABIO 2023
A análise dos dados apresentados reforça a importância da área para a manutenção da avifauna na região. Mesmo estando inserida em uma matriz agrícola há no entorno grandes remanescentes de áreas naturais.
Assim como a escolha do tema, os prêmios dos concursos também tiveram relação com questões ambientais. Nesta edição do concurso de fotografia, a ganhadora do primeiro lugar, Ana Maria Rocha de Oliveira, ganhou um patinete elétrico, e a ganhadora do segundo lugar, Josiely Rodrigues Chamone, ganhou um fim de semana em um hotel fazenda.
Já os alunos ganhadores do primeiro lugar do concurso de desenho, Ana Cristina Alves dos Santos, do ensino fundamental e Saulo Ferreira Vaz do ensino médio, foram premiados com uma bicicleta e os ganhadores do segundo lugar receberam um kit de desenho.