JornalCana

BestBIO volta a premiar os melhores da bioeconomia

De acordo com as previsões de alguns dos mais destacados consultores, o ano de 2013 será de recuperação para o setor sucroenergético e as áreas que o alavancarão serão as chamadas 4 bês da bioeconomia: biocombustíveis, bioenergia, bioeletricidade e biotecnologia.

Atenta a esta tendência e na esteira de sucesso anterior, a ProCana Brasil promoverá, em 19 de março de 2013 a segunda edição do Prêmio BestBIO, que contempla exatamente estas áreas. A premiação acontecerá em solenidade especial durante a 9ª edição do F.O.Licht’s Sugar & Ethanol Brazil, de 18 e 20 de março de 2013, em São Paulo.

O Prêmio BestBIO, que tem por objetivo central incentivar a sustentabilidade através da divulgação e reconhecimento dos melhores cases da bioeconomia brasileira, com ênfase no desenvolvimento e geração de energias limpas e renováveis, reuniu cerca de 200 personalidades em sua primeira edição, em março de 2012. Naquela noite do dia 27,

também em São Paulo, nomes de profissionais e executivos ligados ao desenvolvimento e geração de energias limpas e renováveis do país foram reconhecidos e outros, revelados.

Na categoria Bioenergia, a Usina São José da Estiva, de Novo Horizonte, SP, foi vencedora do prêmio através do case Subprodutos da cana para alimentação de gado; em Biocontrole, uma empresa de Piracicaba, de nome sugestivo (Bug Agentes Biológicos), foi reconhecida não apenas por inovar no controle biológico de pragas, mas por ter sido a primeira empresa a registrar um inseto como agente biológico. O Trichogramma galloi é um parasitóide de ovos da broca, que se reproduz rapidamente evita a entrada da lagarta no colmo da cana.

A premiação reconheceu também especialistas consagrados, como Onório Kitayama, pioneiro na promoção da bioeletricidade no setor. Grandes usinas multinacionais também foram lembradas, como a Guarani, do grupo francês Tereos, por seus investimentos na ampliação da capacidade de cogeração de energia, e a Barrálcool, do Mato Grosso, a primeira planta do mundo a integrar os 4 bios: bioetanol, bioenergia alimentar (açúcar), bioeletricidade e biodiesel.

Um dos destaques em inovação tecnológica em bioeletricidade no ano passado foi a Usina Madhu (antiga Equipav), de Promissão, SP, do grupo indiano Renuka, premiada por ser na época a unidade com a maior potência de cogeração instalada no país. Hoje o lugar foi ocupado pela Revat, de Brejo Alegre, SP. A Revat se torna, portanto e automaticamente, candidata importante a levar o prêmio neste ano.

Para isto, basta que os candidatos inscrevam seus cases por meio do email rose@procana.com.br. Desde o início do mês de dezembro de 2012 a ProCana Brasil está recebendo os cases.

Participe!

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram