JornalCana

Bayer investirá 255 milhões de reais no Brasil

Belford Roxo, 23 de junho de 2008 – A Bayer planeja investimentos de aproximadamente 100 milhões de euros (255 milhões de reais) em suas instalações no Brasil até o fim de 2009, segundo declarações do presidente mundial da empresa, Werner Wenning, na coletiva de imprensa em comemoração ao aniversário de 50 anos do Parque Industrial da Bayer em Belford Roxo, no Rio de Janeiro. “O Brasil é nosso maior mercado na América Latina. Queremos ampliar nossa posição nesse mercado em crescimento”, afirmou Wenning. O faturamento da Bayer alcançou 3,2 bilhões de euros na América Latina em 2007. O Brasil foi responsável por cerca de 1,2 bilhão de euros (3,3 bilhões de reais) deste total, ou seja, mais de um terço. Para a Bayer, o Brasil está entre os dez maiores mercados em vendas em todo o mundo.

Belford Roxo está no foco dos investimentos anunciados: o site receberá 40 milhões de euros (102 milhões de reais) para a modernização, atualização tecnológica e melhorias na infra-estrutura das unidades de produção da Bayer MaterialScience e da Bayer CropScience instaladas neste site. As outras instalações da Bayer no Brasil devem receber investimentos de aproximadamente mais 60 milhões de euros (153 milhões de reais).

As empresas parceiras também anunciaram investimentos adicionais no Parque Industrial da Bayer em Belford Roxo de 55 milhões de euros (141 milhões de reais). Com a chegada de novos parceiros ao Parque serão criados 800 empregos na região de Belford Roxo – além dos 2 mil já gerados pelo Parque.

“Com a extensão dos investimentos enfatizamos nosso compromisso e reconhecemos a importância do Brasil”, destacou o presidente mundial na cerimônia oficial em comemoração aos 50 anos do Parque Industrial na presença de mais de 500 convidados entre clientes, parceiros e autoridades políticas, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.

A Bayer está no Brasil desde 1896, ano em que foi fundada a primeira representante dos produtos da Empresa no País. Pouco tempo depois, em 1911, a primeira firma de representação comercial própria da Bayer foi criada, passando a responder por toda a distribuição dos produtos no mercado brasileiro. Em 1958, há 50 anos, o ex-presidente brasileiro Juscelino Kubitschek e o ex-presidente da Bayer, Prof. Ulrich Haberland, inauguraram o Parque Industrial de Belford Roxo, a primeira instalação de produção da Bayer no Brasil. Com produção anual de 150 mil toneladas de produtos para a agricultura e matérias-primas básicas para poliuretano, o site reúne a única fábrica de MDI – um dos componentes para formulação do poliuretano – da Bayer MaterialScience na América do Sul e a segunda maior unidade de formulação de inseticidas, fungicidas e herbicidas da Bayer CropScience em todo o mundo. Além disso, neste site funciona a única fábrica de resina alifática poliuretânica da América Latina, matéria-prima utilizada na formulação de vernizes para as indústrias da construção civil, moveleira e automotiva. A Bayer, em conjunto com as empresas parceiras instaladas no Parque Industrial de Belford Roxo, é a maior geradora de empregos de Belford Roxo, cidade de 500 mil habitantes.

Com 3.300 colaboradores, a Empresa tem no Brasil outros três sites de produção, todos da Bayer HealthCare, divisão de Cuidados com a Saúde, localizados em São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS).

A Bayer também tem forte atuação na área de Responsabilidade Social no Brasil. Um dos quase 20 projetos sociais é a Escola de Futebol da Empresa, fundada em 1993, localizada ao lado do Parque Industrial de Belford Roxo. Apenas crianças e jovens que comprovem freqüência e boas notas na escola podem participar do projeto. Além do treino de futebol, a Escola de Futebol oferece aos jovens aulas de português, redação e informática.

Outro projeto de destaque realizado para a comunidade de Belford Roxo é o Programa de Atenção e Orientação à Saúde Sexual e Reprodutiva (ATO). Implementado em 1993 pela Schering do Brasil, empresa adquirida pelo Grupo Bayer em 2006, o projeto oferece orientação para adolescentes sobre responsabilidade sexual, métodos contraceptivos e planejamento familiar. Mais de 1,6 milhão de jovens e aproximadamente 200 mil adultos já participaram das atividades promovidas pelo programa em todo o Brasil.

O mais recente projeto social lançado no Brasil também está focado na melhoria da formação dos jovens: o “PontocomCiência” é uma adaptação brasileira do projeto mundial de sucesso nos Estados Unidos e outros países “Making Science Make Sense” (em português, Fazendo a Ciência Fazer Sentido), que tem como intuito motivar o interesse dos alunos pelas áreas de Ciência e Pesquisa. O projeto foi iniciado com sucesso há poucas semanas em duas escolas públicas de São Paulo, localizadas nas proximidades da sede da Bayer.

“Todos estes projetos demonstram que o sucesso econômico e a responsabilidade social e ecológica caminham sempre lado a lado na Bayer”, declarou o presidente da Bayer S.A. e porta-voz do Grupo Bayer no Brasil, Dr. Horstfried Laepple.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram