JornalCana

Bautista Vidal destaca potencial do maranhão na produção de álcool

O Maranhão foi apontado pelo professor José Bautista Vidal – pai do Proálcool e estudioso e pesquisador de novas fontes de energia – como um dos estados com grande potencial para a produção de álcool. Em palestra realizada ontem, 1º, a convite da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio, Bautista disse que tem enorme esperança de que o Maranhão venha a se tornar grande centro nacional de produção de álcool.

Atualmente, o Maranhão tem uma produção anual de três milhões de toneladas de álcool e o governo acredita que integrando e incentivando os pequenos produtores em um curto espaço de tempo esse volume de produção será dobrada.

“O estado tem tudo para começar a produzir, inicialmente, para o mercado interno e depois para o externo. Para que isso aconteça é preciso que os governos federal, estadual e municipal se una no sentido de dar apoio aos pequenos produtores familiar para que eles possam desenvolver a atividade”, completou.

O secretário de Indústria e Comércio, Júlio Noronha, disse que o objetivo agora é formar grupos de trabalho que possam disseminar no interior do Estado a perspectiva econômica viável de geração de emprego e renda para produzir álcool a partir do pequeno produtor. “Com isso poderemos mais do que dobrar a produção atual que o Estado já tem nas grandes indústrias”, contou o secretário.

Júlio Noronha destacou que já existem linhas de financiamento do governo federal para o agricultor voltada para esse campo de atuação. O Governo do Estado e várias secretarias e órgãos de pesquisa trabalham a questão da produção estadual, e agora é preciso o envolvimento das prefeituras. “Nós acreditamos que unido esses três esforços teremos condições de prover o pequeno produtor de tecnologia, condições, mercado e acima de tudo autosustentabilidade para promover de fato o desenvolvimento econômico do Estado”, observou.

O secretário disse que acredita que poderá ter em cooperativas, associações e consórcios intermunicipais pequenas indústrias de álcool e derivados da cana-de-açúcar como um importante fator de desenvolvimento econômico nas diversas regiões do estado.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram