Mercado

Barrálcool inaugura planta de biodiesel integrada a usina de etanol

A primeira planta de biodiesel do mundo integrada a uma unidade de álcool será inaugurada em 14 de novembro, na Usina Barrálcool, em Barra do Bugres, MT. A Dedini S/A Indústrias de Base, de Piracicaba, SP, forneceu os equipamentos e implantou o projeto dessa unidade que terá capacidade de produção de até 57 milhões de litros de biodiesel por ano. A cerimônia de inauguração deverá contar com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do governador do Mato Grosso, Blairo Borges Maggi, além de diversas autoridades.

Com este empreendimento, a Barrálcool passa a ser também a primeira usina do mundo a gerar três bioenergias: bioeletricidade, bioetanol e biodiesel. A nova unidade produzirá biodiesel a partir de vários óleos vegetais e quando estiver utilizando a rota etílica – a planta prevê também a possibilidade de uso da rota metílica -, fabricará um produto 100% ecológico. Até mesmo a energia elétrica e térmica, empregada no processo, é gerada a partir do bagaço de cana, outra fonte renovável.

O investimento da Barrálcool, neste projeto, foi em torno de R$ 27 milhões. Segundo a Dedini, a integração da planta de biodiesel a usina de açúcar e álcool possibilita a redução de aproximadamente 20 a 25% no investimento em comparação a uma unidade de biodiesel não integrada. Outra vantagem é que parte da matéria-prima e os insumos, usados no processo de produção, serão provenientes da usina já existente, o que possibilitará uma diminuição do custo final do produto.

Banner Revistas Mobile