JornalCana

Barragens são verdadeiros ‘armazéns de vento e cana’

O estudo da PSR, escrito por Mario Veiga em parceria com Rafael Kelman e Tarcísio Castro, que também trabalham na consultoria, atenta para uma situação irônica que o setor elétrico vive hoje. O modelo das grandes hidrelétricas em construção dá prioridade às chamadas usinas a fio d’água, que não dispõem de reservatórios. Uma determinação que visa a reduzir a área inundada e evitar o deslocamento de populações e a submersão de grande quantidade de matéria orgânica – estudos mostram que debaixo d’água as florestas entram em decomposição e emitem gás metano, um dos vilões do aquecimento global.

Um efeito colateral dessa escolha é que, ao reduzir o tamanho dos reservatórios, o Brasil terá que acionar as térmicas para compensar variações na geração de energia de outras fontes, especialmente a eólica e a de biomassa. Essas duas são intermitentes, já que dependem dos ventos e da safra da cana-de-açúcar. Segundo Veiga, o Brasil resolveu esse problema justamente com os reservatórios das hidrelétricas.

– Nos períodos de menor produção de energia eólica e de biomassa, os reservatórios são esvaziados e vice-versa. Na prática, nossos reservatórios também armazenam vento e cana. E é por isso que conseguimos tornar competitivas essas fontes renováveis, uma combinação única do mundo.

rota do desenvolvimento

Com menos reservatórios, diz ele, as emissões de gás metano podem até ser contidas, mas as de CO2, outro vilão do efeito estufa, vão aumentar. Ele lembra ainda o uso múltiplo dos reservatórios, que também viabilizam a irrigação e o transporte. Critica ainda a qualidade dos estudos de viabilidade das hidrelétricas e aponta falhas na comunicação entre as empresas e a comunidade, o que dificulta a liberação de licenças ambientais.

O estudo de Veiga se insere nas discussões da Sessão Especial do Fórum Nacional sobre como aproveitar as oportunidades para recolocar o Brasil na rota do desenvolvimento.

– Isso passa pela transformação da educação, pelos investimentos em infraestrutura e pelas energias renováveis – resume o ex-ministro e presidente do Inae, João Paulo dos Reis Velloso. (D.N.)

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram